Prefeitura de Vitória estreita relações para aprimorar conquistas no Território do Bem
Fortalecimento do comércio local e incentivo aos empreendedores são características fortes do Território do Bem, por meio de ações da Associação Ateliê de Ideias, que tem financiamento do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Vitória.
Para aprimorar e alinhar os trabalhos na região, composta pelas comunidades de São Benedito, Jaburu, Itararé, Floresta, Gurigica, Engenharia, Bonfim, Bairro da Penha e Consolação, além do território de Andorinhas, Santa Martha e Mangue Seco, na última terça-feira (27), o subsecretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Jocely de Oliveira, reuniu-se com a equipe da organização, no auditório da Casa do Cidadão.
“Buscamos conhecer mais de perto o que fazem esses atores sociais, fortalecendo, assim, essa parceria, melhorando ainda mais o diálogo existente e apresentando como a administração municipal vai trabalhar junto ao Ateliê de Ideias. Vamos trabalhar mais de perto, visitando as pessoas que tiveram suas vidas modificadas com esse financiamento, buscando abrir novas frentes, como uma possível horta vertical. Foi muito enriquecedor ouvir os relatos de pessoas envolvidas nas ações e saber como está sendo empregado o recurso que a Prefeitura de Vitória, por meio do Fundo do Procon, tem liberado para essas ações”, destacou Jocely.
Projetos e metas
Em parceria com a Prefeitura de Vitória, o Ateliê de Ideias realiza os projetos “Ponto Solidário” e “Economia do Bem”, que trabalham com metas para fortalecer as relações de consumo e os comércios dos bairros, como qualificação dos empreendedores; o Banco do Bem e o Banco Bem de Perto, que ajudam os empreendedores a conseguir empréstimos a juros bem baixos; e assessoramento para desenvolvimento de uma Central de Empreendedorismo de Turismo de Base Comunitária.
Outra meta são os “Promotores de Tecnologia Digitais”, por meio da qual jovens bolsistas lançaram recentemente o game “Crias Conscientes”, que trata do consumo consciente, valorizando referências locais e a importância da reciclagem nos bairros do Território do Bem e do Território de Andorinhas.
A última é a da “Comunicação”, para divulgação dos empreendimentos atendidos pelos projetos no Jornal Comunitário Calango Notícias, além de ressaltar as potencialidades locais.
Como participar
Para participar das ações do Ateliê de Ideias, é necessário que o empreendedor seja morador de um dos bairros atendidos pelos projetos.
Hoje, são 369 comerciantes beneficiados, de acordo com a coordenadora da Associação Ateliê de Ideias, Leonora Mo. Ela ressalta que 90% da equipe mora no território, facilitando o entendimento das demandas dos moradores e a construção de projetos que garantam o desenvolvimento econômico local.
Reprodução PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui