Projeto “Cidade Administrativa” resulta em mais órgãos públicos instalados no Centro de Vitória

Projeto “Cidade Administrativa” resulta em mais órgãos públicos instalados no Centro de Vitória

O Governo do Estado do Espírito Santo possui um projeto no qual objetivo é transformar o Centro de Vitória em uma “Cidade Administrativa”, reunindo diversas secretarias do Estado e serviços públicos na região. O plano iniciou em 2020 e desde este período cinco órgãos mudaram para o Centro, entre eles estão o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e a agência de recursos hídricos (Agerg).

A finalidade é levar mais órgãos para o Centro como a secretarias de saúde (Sesa); de Cultura (Secult); de Ciência, Tecnologia e inovação (Secti); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama); e de Trabalho Social (Setades). Além da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o conselho Estadual de Educação (CEE-ES0) e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Inep).

De acordo com o Governo do Estado, as repartições que já foram reinstaladas no Centro de Vitória somam uma economia de R$ 1,8 milhão, por ano. O Governo abriu um edital permanente para selecionar os imóveis particulares que podem receber os órgãos. Após a seleção, a reforma dos prédios é de responsabilidade do proprietário interessado.

A secretária do Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, afirmou que a criação da “Cidade Administrativa” aproxima os órgãos públicos e traz um fluxo maior de pessoas para o Centro, revitalizando a região.

“Essa medida reduz custos, já que esses órgãos estavam em regiões em que o aluguel é mais caro. Cada órgão precisa de um imóvel com característica própria. A Sesa, por exemplo não pode ir para um local com um tamanho mínimo já definido. É feito um estudo para ver se o prédio pode receber o órgão, e depois disso o proprietário inicia a reforma. Após a adequação e transferência, ele passa a receber o aluguel”, explicou Lenise Loureiro.

Mudança do Ciretran

A partir da próxima segunda, dia 1º de fevereiro, a nova sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), funcionará no Centro de Vitória. O órgão situava-se em um prédio na avenida Fernando Ferrari, na mata da praia.

“Será um local com melhores condições de receber as pessoas, com acesso mais facilitado. O atendimento também será melhor, já que melhora o ambiente de trabalho para a equipe de funcionários”, ressaltou o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Givaldo Vieira.

Todos os serviços prestados no local antigo serão disponibilizados nesta nova sede. O local vai reunir os serviços de veículos, habilitação, infrações, biometria, provas teóricas e protocolo. Todo o serviço continuará a ser realizado mediante agendamento no site www.agendamento.es.gov.br.

Novo Endereço: na Rua Henrique Novaes, 170, no Centro de Vitória.

Fonte: Informações de A Tribuna e Governo do Estado do ES.

Foto: Reprodução