Projeto da Biblioteca Municipal de Vitória homenageia 470 anos da Capital na próxima sexta (24)

Projeto da Biblioteca Municipal de Vitória homenageia 470 anos da Capital na próxima sexta (24)

O projeto “Viagem pela Literatura” vai “invadir” o canal do YouTube da Prefeitura de Vitória em mais uma ação da “Hora da Poesia”. Será na próxima sexta-feira (24), a partir das 09 horas da manhã.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, a “Hora da Poesia” é desenvolvida sempre à última sexta-feira de cada mês com a participação de escritores e poetas do Espírito Santo.

Neste mês, o projeto que visa incentivar a prática da leitura, conta com a participação das escritoras e poetas Ester Abreu , Andrea Espíndula e Suely Bispo. Os poemas de setembro homenagearão os 470 anos de Vitória, completados no último dia 8.

Conheça um pouco da história de cada uma delas:

Ester Abreu Vieira de Oliveira
Nascida em Muqui, cidade localizada no sul do estado do Espírito Santo, é doutora em Letras Neolatinas e presidente da Academia Espírito-Santense de Letras.

Possui livros didáticos infantis, tradução de obra, livros de poesia, de crônicas e de ensaios. Dentre as suas obras de destaque estão: “O Coelhinho e a Onça”, “O lagarto amedrontado do jardim”, “Recordações de Muqui – Cidade Menina”, “A Mulher Escritora no Espírito Santo” e “Salmos de inquietação e eclosão do ser”.

Andrea Espíndula
Andréa Espíndula é arte-educadora, artista plástica e escritora. Entre as suas obras estão “Colorindo meu Espírito Santo”, “Capixabinha” e “Colorindo as Três Santas”.

Suely Bispo
Formada em História e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Suely Bispo também é atriz profissional com atuações no teatro, cinema e TV.

É autora dos livros de poemas “Desnudalmas” e “Lágrima fora do lugar”. Na área de História publicou “Resistência negra na grande Vitória: dos quilombos ao movimento negro”.

Viagem pela Literatura
O “Viagem pela Literatura” é um projeto premiado em âmbito nacional, criado há 27 anos. Ele tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias na Biblioteca Municipal e em espaços diversos do município, abordando diferentes linguagens.

Entre as suas atividades, estão: Contação de Histórias, Encontro com Escritores, Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas em livros), Círculos de Leitura, Sarau poético, Leitura no Parque e Praça, Oficina de Poesia, Crônica, Contação de Histórias, de Artes e Caixas-estantes, que são minibibliotecas que circulam nas comunidades que possuem pouco acesso aos livros.

Reprodução PMV