Projeto da Secretaria de Cidadania já atendeu 900 mulheres vítimas de violência

Projeto da Secretaria de Cidadania já atendeu 900 mulheres vítimas de violência

Um basta à violência contra as mulheres! Apesar dos alertas e das campanhas de conscientização, ainda são muitas ocorrências contra elas. O Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv), equipamento da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), fez 923 atendimentos a mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero na capital, entre os meses de janeiro a junho deste ano.

No período, foram realizados 969 acolhimentos, a maioria deles pelo telefone celular. Ainda neste primeiro semestre, 46 homens aceitaram e receberam atendimento psicossocial da equipe.

 

Mês da mulher

Março foi o mês que registrou maior atendimento geral: 209, sendo 197 mulheres e 12 homens. Por ser o mês da mulher, ações e campanhas promovidas pela Prefeitura de Vitória ganharam as ruas, visando alertá-las e incentivá-las a denunciar os maus-tratos dentro de casa e, ainda, mostrar que elas possuem uma rede de apoio e proteção na capital, o que também ajudou a aumentar os contatos feitos com o Cramsv.

O projeto “Maria da Penha vai à Feira”, em parceria com a Guarda Civil Municipal, por meio do projeto Guarda Cidadã, e ações no trânsito, com a campanha “Vitória da Mulher – Todos pela Segurança de Todas”, ajudaram a levar informações sobre a rede municipal de enfrentamento à violência doméstica.

 

Diálogo
“Usamos o diálogo para mostrar para a mulher que ela conta com uma rede de atendimento. Também demos informações quanto às diversas formas de violência contra as mulheres. Precisamos chamar a atenção para a necessidade de mudança da realidade”, apontou a titular da Semcid, Neuzinha de Oliveira.

Ela destacou a importância do Cramsv. “Elas contam com o apoio de uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos, além de ajudá-las nos encaminhamentos para a rede de proteção, composta por Tribunais, Delegacias, Defensoria, Promotoria e outros serviços disponíveis”.

 

Atendimento
O serviço no Cramsv ocorre de forma articulada com a rede socioassistencial e meios jurídicos. Dessa forma, trabalha as dimensões das relações violentas tanto com as vítimas quanto com a outra parte envolvida.

Além disso, o trabalho visa fortalecer os mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar a situação de violência, como, também, receber informações para a garantia de seus direitos.

 

Botão do Pânico
Outro mecanismo criado para a defesa delas foi o Botão do Pânico, equipamento que dá proteção às mulheres que se sentem ameaçadas por ex-maridos, namorados ou companheiros e ajuda na redução dos índices de violência doméstica.

O dispositivo, que teve recentemente seu contrato renovado para continuidade do serviço, faz parte de um projeto piloto lançado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) em parceria com a Prefeitura de Vitória.

“Com o Botão do Pânico, é possível dar a elas um atendimento mais rápido e mais ágil caso estejam em situação de risco, diminuindo o índice de feminicídio”, ressaltou Neuzinha.

 

Funcionamento

O equipamento é distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 11ª Vara Criminal de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros. A gravação poderá ser utilizada como prova judicial. Atualmente, 15 mulheres estão de posse do dispositivo.

O Botão do Pânico também dispara informações para a Central Integrada de Operações e Monitoramento (CIOM), com a localização exata da vítima, para que um carro da Guarda Municipal seja enviado ao local.

Atendimentos Cramsv – 2021

Janeiro – 119
Fevereiro – 134
Março – 209
Abril – 157
Maio – 172
Junho -178
Total: 969

Serviço

Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv)
Está localizado na Casa do Cidadão, na avenida Maruípe, 2.544, em Itararé
O horário para atendimento presencial é das 8 às 17 horas. Vítimas também podem ligar para os telefones 3382-5391 e 99520-1927 para orientação necessária e encaminhamentos.

Reprodução PMV