Projeto Mangueando na Educação terá início na Emef Castelo Branco

Projeto Mangueando na Educação terá início na Emef Castelo Branco
Crianças aprendem sobre preservação do manguezal e descarte de resíduos

Para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de preservar o manguezal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) dará início a mais uma edição do projeto Mangueando na Educação, com a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Castelo Branco, localizada no bairro Ilha do Príncipe.

O calendário de atividades, que foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia junto a equipe pedagógica da escola, terá início na próxima terça-feira (09). Rodas de Conversa, Jogo da Memória, Dança, visita ao manguezal e a exposições sobre o tema, dentre outras ações, estão prevista para ocorrer até o mês de julho.

“O projeto tem como objetivo principal promover processos de educação ambiental, por meio de uma perspectiva crítica, com intuito de ampliar o nível de consciência dos alunos e da população quanto à importância da preservação do ecossistema manguezal, considerando suas características ecológicas, socioambientais, culturais e cênicas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Visita ao manguezal

Os alunos poderão ver de perto o manguezal da capital, em Goiabeiras. A visita fará parte das atividades propostas. Nesse importante ecossistema, os alunos participarão de uma roda de conversa, relembrando sobre a fauna e a flora (os tipos de mangue), os caranguejos habitantes, além de algumas aves. Ao visitar esse ambiente, os alunos vão observar na prática os assuntos abordados em sala de aula.

Interagevix

Para saber mais sobre as ações da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, projetos desenvolvidos e os Centros de Educação Ambiental (CEAs), basta acessar o Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAgevix.

Calendário de atividades

Terça-feira (09/04), Roda de Conversa (2º e 3º anos) – matutino e vespertino;

Quinta-feira (11/04) – Roda de Conversa (4º e 5º anos) – matutino e vespertino;

Terça-feira (30/04) – Jogo da Memória e Dança “Roda, roda, roda” (2º e 3º anos) – matutino e vespertino;

Terça-feira (02/05) – Jogo da Memória e Dança “Roda, roda, roda” (4º e 5º anos) – matutino e vespertino;

Segunda-feira (10/06) – Visita ao Manguezal de Goiabeiras (2º e 4º anos) – matutino e vespertino;

Terça-feira (11/06), Visita ao Manguezal de Goiabeiras (3º e 5º anos) – matutino e vespertino;

Segunda-feira (29/07) – Montagem e abertura da Exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares” ao corpo docente da escola;

Terça-feira (30/07) – Monitoria, por parte da equipe técnica do CEA Mata da Praia, da Exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares” junto a todas as turmas de estudantes da escola – matutino e vespertino.