Robótica: A Revolução Tecnológica nas Salas de Aula
Um grupo de 45 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, está mais animado do que nunca. Graças ao projeto “Robótica: uma metodologia ativa”, orientado pela professora Ketney Tonetti dos Santos, os estudantes estão mergulhando de cabeça no emocionante mundo da robótica. Destes, dez deles recebem bolsas de incentivo pelo programa Pibic Jr 2023, da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV). O desafio? Construir uma casa automatizada utilizando a tecnologia Arduino.
Este projeto ambicioso não é apenas sobre engrenagens e fios, mas sobre empoderar os alunos com habilidades do futuro, sendo que o objetivo principal é proporcionar acesso à programação, incentivando o desenvolvimento de habilidades para resolver problemas lógicos e despertar a criatividade.
Assim, em aulas realizadas no contraturno, os estudantes recebem suporte ao ensino e à aprendizagem da robótica por meio de uma interface de programação que promove a criatividade, a colaboração, o trabalho em equipe e a solução de problemas em um ambiente onde a única barreira é a imaginação do educando.
Mas o que os estudantes têm a dizer sobre essa jornada educacional única? Eduardo de Almeida Caetano Souza afirma: “Vejo como um lugar onde nos sentimos melhor e que podemos aprender, dialogar, consertar, construir, soldar e nos divertir também, e onde podemos nos soltar. Para mim, a robótica é a melhor aula que temos e a Ketney é a melhor professora”.
Mariah Roriz, da mesma turma, acrescenta: “A robótica é um lugar que tem de tudo, podemos aprender habilidades além da própria robótica. Desde o início, a robótica se tornou um compromisso para todos nós. Aqui nos divertimos, aprendemos coisas novas, botamos em prática tudo o que aprendemos. Aqui na robótica temos uma sigla chamada CHAT: Compromisso, Habilidade, Atitude, Trabalho em equipe. Com todos esses fatores, evoluímos muito na aprendizagem e como pessoas”.
Mudando a forma de aprender
A professora Ketney enfatiza que o projeto não se trata de repetir informações, mas de aprender de forma independente, capacitando os alunos a interagir com a realidade e a desenvolver a capacidade de formular e resolver problemas. Segundo a educadora, entre os principais benefícios da robótica educacional destacam-se o incentivo ao trabalho em grupo, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a estimulação da criatividade e o desenvolvimento de habilidades para solucionar situações adversas.
Com 45 alunos participando no contraturno, o projeto oferece a oportunidade de aprender programação em plataformas modernas como o Spike Prime, Arduino e Scratch, além de aprender conceitos básicos sobre eletrônica. Isso não apenas estimula o raciocínio lógico, mas também ajuda na organização, concentração e desempenho pessoal.
O projeto “Robótica: uma metodologia ativa” da professora Ketney Tonetti dos Santos está moldando o futuro dos estudantes da Emef Éber Louzada, preparando-os para um mundo cada vez mais tecnológico e desafiador. Com uma abordagem lúdica e inovadora, a iniciativa está inspirando os jovens alunos a se tornarem os solucionadores de problemas e pensadores criativos do futuro.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
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