Robótica: crianças do Cmei Zélia Viana Aguiar dão show de protagonismo
Na noite desta segunda-feira (20), as crianças do Cmei Zélia Vianna de Aguiar, localizado em Santa Luzia, encantaram a comunidade escolar na celebração da participação na temporada da First Lego League Discover. Com olhos brilhantes de curiosidade e mãos ágeis, as crianças deram vida a projetos que se transformaram em sorrisos de conquista e olhares de admiração.
Mais do que aprender sobre tecnologia, os pequenos inventores descobriram a importância da colaboração, da persistência e do poder ilimitado da imaginação. Divididos nas equipes peteca; catavento; pique-pega; amarelinha e bambolê, os pequenos, que são do grupo 5, deram um show de protagonismo e apresentaram seus projetos com muita desenvoltura.
Anna Clara, da equipe Amarelinha, falou com muita alegria sobre o que foi construído por sua equope: “Nós fizemos um museu e um parque. Eu gostei muito, foi divertido fazer”. Antônia, do grupo Bambolê, explicou: Nós fizemos esse palco, para shows, e uma bancada em frente, para que as pessoas possam assistir”.
Nesta temporada, que tem o tema “Master Piece”, o trabalho das crianças foi todo relacionado à temas como teatro, música e dança, a partir da montagem de um palco e outras possibilidades que vão surgindo a partir da criatividade e imaginação das crianças. Responsável por coordenar as atividades desenvolvidas com os pequenos, a professora Paula Silva Lima falou sobre essa jornada de aprendizado.
“É uma alegria muito grande ver a realização de um sonho que compartilho com todos vocês: proporcionar uma educação pública de qualidade. Este projeto de é algo que sempre desejei ver concretizado, e a participação ativa das famílias foi fundamental para o seu sucesso. O projeto teve como norte a cultura e a arte, sendo que cada grupo de equipe fez um projeto único, combinando tecnologia com criatividade”, explicou.
Testemunhando a aprendizagem
Quem fez questão de prestigiar a cerimônia para acompanhar de perto o protagonismo das crianças e a participação efetiva das famílias foi a secretária de Educação, Juliana Rohsner. A gestora falou sobre a importância de possibilitar aos pequenos a participação na First Lego League Discover.
“Ver nossos pequenos envolvidos com a robótica e o pensamento computacional desde cedo é algo extraordinário. Os filhos de vocês estão tendo acesso ao que há de melhor no mundo, não apenas em um edital nacional, mas em uma iniciativa que se espelha em práticas globais. Neste projeto, que desafia a arte na educação infantil, exploramos a criatividade das crianças ao máximo. É na primeira infância que o cérebro é mais capaz de absorver uma vasta quantidade de informações e experiências”, destacou a secretária.
A diretora da unidade de ensino, Jailma Ferrari, também agradeceu as famílias pela parceria e confiança, agradeceu a Secretaria Municipal de Educação (Seme) pelo apoio, e também ressaltou a aprendizagem das crianças por meio do projeto.
“Quero agradecer imensamente às famílias pela presença e às crianças pelo protagonismo ao longo deste projeto. Quando soubemos do projeto, sabíamos que seria desafiador, mas também que traria grandes oportunidades. As crianças do grupo 5 se destacaram e, sem dúvida, enriqueceram nossas práticas pedagógicas”, disse.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui