Saiba como seu imposto de renda pode ajudar crianças e adolescentes

Saiba como seu imposto de renda pode ajudar crianças e adolescentes
Logo Concav

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav) faz um alerta a todos os contribuintes que se preparam para fazer suas declarações para o Imposto de Renda (IR): é possível transformar seu imposto de renda em oportunidades para as crianças e adolescentes de Vitória.

Ao efetuar a declaração de ajuste anual, o contribuinte pode direcionar ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) até 3% do valor que, obrigatoriamente, seria destinado em sua totalidade ao governo federal.

“Não é preciso calcular nada, porque o programa da Receita Federal efetua as somas disponíveis e calcula automaticamente. Esse valor é deduzido do imposto de renda devido, ou seja, você não paga nada a mais por isso.

A doação incentivada ao FIA é uma destinação direta do imposto devido, uma forma de garantir que os recursos dos impostos federais sejam direcionados para uma ação de sua escolha, na localidade do contribuinte. É uma excelente oportunidade de exercitar a cidadania e contribuir para a execução das políticas públicas locais”, destacou a presidente do Concav, Lucienne Ottaiano.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, reforça que o FIA é um importante instrumento que contribui para execução de políticas voltadas para crianças e adolescentes.

Como fazer a destinação para o FIA?

O procedimento é simples. Ao preencher o formulário, basta clicar em “Doações Diretamente na Declaração”; em seguida, selecionar as abas “Criança e Adolescente”. Agora, é o momento de escolher o fundo que receberá a doação: escolha Fundo Municipal para a Infância e Adolescência, Vitória, ES.

Os recursos destinados aos fundos são descontados do total do imposto devido. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, o percentual que ele indicou será subtraído do saldo devedor. Já se tiver direito à restituição, o total que destinou para doação será somado ao valor a ser recebido.

É bom lembrar que a doação aos fundos só pode ser acessada por quem preenche a declaração no modelo completo.  Se a opção for pela declaração simplificada, não é possível doar qualquer percentual.

Os valores recebidos pelos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente são administrados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – colegiados com a participação de membros do poder público e de membros da sociedade civil.

Cabe aos Conselhos a destinação dos recursos para os projetos das instituições sociais.

Informações: (27) 3382-6174 ou E-mail: [email protected]