Saúde: Pazolini assina contratos para ofertar exames de ressonância, tomografia e densitometria óssea

Saúde: Pazolini assina contratos para ofertar exames de ressonância, tomografia e densitometria óssea

A Prefeitura de Vitória vem ampliando cada vez mais o acesso do cidadão aos serviços de saúde. A garantia de exames especializados e acesso a consultas com especialidades antes não ofertadas, está garantindo mais qualidade de vida à população da capital. A partir de agora, de forma inédita, o município também vai ofertar exames de alta complexidade, que hoje são ofertados somente pelo Estado. Serão disponibilizados 16.724 exames por ano, como ressonância magnética (8.944/ano), tomografia computadorizada (6.322/ano) e densitometria óssea (1.458/ano). O investimento é de R$ 3,1 milhões, de recursos próprios.

A assinatura dos contratos ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Vitória, nesta terça-feira (11), e contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; da secretária de Saúde, Magda Lamborghini; representantes das empresas contratadas, lideranças comunitárias, representantes do Conselho de Saúde, vereadores, e demais autoridades.

“Estamos dando mais um salto de qualidade no atendimento da saúde pública. De fato, a oferta desses exames não é obrigação do município de Vitória. Mas, muito além das leis, muito além da Constituição Federal, nós temos compromisso com as vidas. E essa deve ser a prioridade de todo gestor público, de toda gestão. Cuidar de vidas, cuidar de pessoas. O que nós queremos é aumentar a longevidade, a qualidade de vida e o tempo de qualidade das pessoas. Certamente, a celebração destes contratos nos permitirão exatamente isso”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A alta complexidade é um conjunto de procedimentos que, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), envolve alta tecnologia e alto custo, com o objetivo de promover à população acesso a serviços qualificados.

A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, lembrou que a oferta dos procedimentos de alta complexidade sempre foi exclusiva do Estado. Ela reforçou que agora, a partir do dia 20 de junho, Vitória dá início à oferta desses exames prestando um serviço de excelência para a população.

“Temos 2.500 pessoas esperando por esses exames há mais de dois anos. Então, quando a Prefeitura se propõe a fazer essa oferta para a sua população, é realmente porque ela está preocupada com essa qualidade do atendimento e preocupada em sanar as necessidades da população, para que eles possam cuidar da sua saúde com qualidade, sair desse sofrimento, dessa espera, dessa angústia. Isso é saúde pública de excelência, na veia. Agradeço muito ao Prefeito, que é o grande promotor de toda essa revolução que estamos desempenhando na saúde pública de Vitória e tornando cada vez mais os nossos processos acessíveis ao nosso munícipe”, destacou a secretária.

Atendimento

Para ser atendido, o morador de Vitória deve ir até a Unidade de Saúde do seu bairro. Após avaliação do profissional, se necessário, a solicitação do procedimento será encaminhada para a Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Vitória e, conforme a prioridade clínica, será realizado o agendamento do exame.