Secretaria de Educação realiza conversas com famílias sobre alimentação nas escolas

Secretaria de Educação realiza conversas com famílias sobre alimentação nas escolas

Adaptação à alimentação escolar, como são feitos os cardápios, cuidados no preparo da alimentação de crianças e estudantes da rede municipal de Vitória. A equipe de nutricionistas da Coordenação de Alimentação e Nutrição (Cane) da Secretaria de Educação de Vitória vem realizando rodas de conversa com as famílias nas unidades de ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O objetivo é tirar dúvidas, explicar como é gerida a alimentação escolar em Vitória e mostrar aos familiares todo o cuidado no preparo daquilo que é ofertado em cada unidade de ensino.

“Esses encontros são importantes para apresentar as atribuições da Cane e suas ações no ambiente escolar, explicar como são elaborados os cardápios, quais são as legislações que regem a alimentação escolar, como é importante ter a colaboração e participação da família e principalmente mostrar que a alimentação é um direito do estudante”, destacou a coordenadora da Cane, a nutricionista Mariana Zouain.

Ela relatou que as dúvidas das famílias são diferentes de acordo com a modalidade de ensino. Na Educação Infantil, por exemplo, as dúvidas mais frequentes são sobre o cardápio sem adição de açúcar do grupo creche e a utilização de fórmula infantil para menores de 1 ano. Já no Ensino Fundamental, mães e pais perguntam sobre as preparações de lanche, distribuição de refeição e a estrutura do cardápio, porque é elaborado na configuração atual: colação, refeição ou lanche.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga, em Monte Belo, foi uma das unidades de ensino que organizou esse momento de conversa da Cane com as famílias, que aprovaram a iniciativa. “A minha filha não teve nenhum problema de adaptação alimentar, desde o primeiro dia, ela come toda a alimentação que é oferecida”, contou Priscilla de Souza Nogueira Oliveira, mãe de Maria Flor, do grupo 1.

Diretora da unidade de ensino, Ludmyla Sathler destacou a importância de promover esses encontros e o quanto eles ajudam na adaptação das crianças à rotina da escola.

“A escola se preocupa em organizar esse encontro para deixar as famílias mais tranquilas, sobretudo na adaptação dos bebês. As famílias têm muitas inseguranças em relação ao preparo, ao cardápio, e os pais e mães têm muitas dúvidas, se nós temos nutricionistas, como é preparado o nosso cardápio, a alimentação das crianças que têm restrição alimentar. Todas essas coisas foram abordadas com as famílias. Quando os pais se sentem confiantes, eles passam isso para as crianças e elas vêm para a escola mais tranquilas. A família entrega a criança sabendo que a alimentação é preparada com cuidado, o cardápio é feito diariamente, todas essas informações fazem as famílias se sentirem mais seguras”, afirmou.

Dúvidas respondidas

Com objetivo de acolher as famílias das crianças e fortalecer o vínculo com a unidade de ensino, o Cmei Zélia Vianna de Aguiar, em Santa Luzia, organizou rodas de conversa com as famílias sobre temas diversos. Entre eles, a alimentação escolar, com a equipe da Cane.

“Foi um momento importante, inclusive, para sanarmos dúvidas, como e por que é oferecido açúcar aos grupos 5 e 6 se desde o grupo 1 esse elemento não faz parte de uma alimentação saudável. E outros pais puderam esclarecer questões acerca de restrições alimentares e alergias”, elogiou Amanda Abranches, mãe do pequeno Antonio Abranches Portela.

Para Regina Araújo Netto Shimada, mãe de Gabriela Miyuki Shimada, a oportunidade de conversar com as nutricionistas foi tranquilizadora, podendo entender a proposta nutricional da alimentação ofertada às crianças, desde o planejamento dos cardápios por profissionais capacitados até saber a origem dos alimentos. As famílias se surpreenderam ao descobrir que todas as frutas, verduras, legumes e hortifrutigranjeiros consumidos nas unidades de ensino são produzidos na agricultura familiar capixaba.

“A gente saber como nossos filhos estão cuidados dentro da escola nos guia a ter o mesmo cuidado em casa, seguindo toda essa proposta pedagógica saudável e segura. Quero parabenizar esse planejamento de roda de conversa bem prática, objetiva e eficiente, com conteúdo informativo que só agrega na formação intelectual, social e emocional dos nossos filhos. Pra mim, me trazendo mais segurança e tranquilidade quando deixo minha filha no Cmei, sabendo que as crianças estão sendo tratadas com cuidado, segurança, nutrição, educação, vendo que vocês estão sempre na busca de melhorar e crescer. Cada vez mais satisfeita com essa escolha para minha filha”, afirmou.

A diretora Jailma Ferrari ressaltou a importância dessa ação. “Para mim, além de ser uma interessada no assunto nutrição, a roda de conversa com a Cane foi um momento para conhecer e entender mais de perto sobre a elaboração do cardápio e as diretrizes alimentares que regem todo o processo até a chegada do alimento ao contato das crianças no ambiente escolar”.

Ação com estudantes

Além de conversar com as famílias, em parceria com as unidades de ensino, a Cane também realiza atividades junto aos estudantes, trabalhando com a educação alimentar e nutricional.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi, a iniciativa teve como objetivo informar os estudantes do 6° e 7° ano sobre a importância de ler e entender as informações contidas nos rótulos de produtos alimentícios e promover conscientização sobre a origem dos alimentos, grau de processamento, teor de gordura, sódio, açúcar e conservantes, visando o estímulo a alimentação saudável e prevenção de agravos à saúde.

“A atividade terá continuidade naquela escola e nas demais unidades de ensino fundamental da rede municipal de educação de Vitória”, contou a coordenadora da Cane, Mariana Zouain.

Fonte: PMV