Semas promove ação de Educação Alimentar e Nutricional no combate à fome
Acompanhando o pensamento do educador Paulo Freire que afirma que o “conhecimento é um direito e a educação anda ao lado da cidadania, dos direitos humanos, da construção diária da história”, os trabalhadores do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) da Semas Vitória tem apostado na Educação Alimentar e Nutricional no combate à fome em situação de vulnerabilidade.
Nesta terça-feira (27), o grupo promoveu mais uma ação de educação alimentar e nutricional no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Yolanda Lucas para as famílias dos educandos com a temática “Alimentação, Ciclos e Afetos”. A atividade foi realizada em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Inhanguetá e Banco de Alimentos Herbert de Souza, ambos serviços vinculados à Secretaria de Assistência Social, junto com a equipe do CMEI.
De acordo com a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, a proposta foi levar a temática da alimentação para além de sua dimensão biológica, destacando sua importância social e cultural, seu impacto nos ciclos da vida e na construção da nossa identidade através da cultura, memória e afeto.
“O ato de se alimentar, os nossos hábitos e modos permeiam muitas relações do cotidiano ligadas à nossa cultura e nossa identidade. Esse ‘comer’ está presente em todos os ciclos da vida, permeando e construindo relações de memória e afeto tão importantes para nossa formação”, disse a nutricionista Rafaela Brito Fardina.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a educação alimentar e nutricional soma-se às ações da gestão municipal para o fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória e o compromisso da gestão no combate à fome.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui