Semas realiza ação para atualizar CadÚnico com mais de dois anos desatualizados
Para evitar que famílias beneficiárias de Vitória deixem de receber benefícios e tenham acesso a programas sociais oferecidos pelo governo federal e pelo município, a partir desta segunda-feira (9), a Secretaria de Assistência Social (Semas) realiza uma ação específica para atualização dos Cadastros Únicos (CadÚnico) que estão há mais de dois anos desatualizados.
As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) realizaram uma busca ativa para identificar as famílias com perfil para esse atendimento, a fim de que os cadastros desatualizados não sejam excluídos.
“A atualização do CadÚnico é importante para que possamos ter dados que reflitam a realidade das famílias nele inseridas e para que elas possam ter acesso a programas sociais diversos. Por esse motivo, nossas equipes estão empenhadas em atender a população e ter uma base cadastral atualizada”, explica a titular da Semas, Cintya Schulz.
“A atualização dos cadastros é de suma importância para uma maior inclusão social dos munícipes de Vitória. Essa ação resulta em mais oportunidades de inserção em programas sociais ofertados pelos governos federal, estadual e municipal”, pondera a coordenadora de Transferência de Renda e Benefícios da Semas, Fernanda de Carvalho Ferreira.
A ação tem início com uma formação oferecida aos cadastradores, que vão inserir nos cadastros o número de instalação junto à EDP Escelsa, o que garantirá à companhia de energia acesso às informações do CadÚnico, para concessão do benefício da Tarifa Social, aos que se enquadrarem nos critérios.
Cadastro
O CadÚnico consiste em um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. A cada pessoa da família cadastrada é atribuído um Número de Identificação Social (NIS).
Por meio do CAD Único, elas podem ser selecionadas para programas e/ou benefícios sociais dos governos federal, estadual e municipal.
Atualização
No dia e no horário agendados, o responsável deverá levar os seguintes documentos:
RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento dos menores de idade sem documento;
Comprovantes de renda de todos: Carteira de Trabalho, contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de Previdência;
comprovante de residência atual: documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone ou carnê de IPTU.
Se a família perder o prazo para atualização, seus dados poderão ser excluídos do Cadastro Único, o que a impede de participar dos programas sociais do Governo Federal, como: desconto na conta de luz (Tarifa Social de Energia Elétrica), Minha Casa Minha Vida, entre outros.
COMO CONSULTAR A SITUAÇÃO CADASTRAL?
Para a família verificar a situação do seu cadastro, basta acessar o site https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/
Quaisquer dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios: (27) 3382-6141.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.