Semmam de Vitória apreende caranguejos e devolve ao manguezal

Semmam de Vitória apreende caranguejos e devolve ao manguezal

Agentes de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) apreenderam 60 caranguejos na Vila Rubim, nos períodos da manhã e da tarde desta sexta-feira (29), e depois devolveram os crustáceos ao seu habitat natural.

A ação é parte do reforço de fiscalização da Semmam durante o período da andada dos crustáceos, que, neste segundo período, irá até o próximo dia 3.

Durante esse período, estão proibidos a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá em todo o Espírito Santo.

As equipes atuam em terra e no mar, além de pontos de vendas e restaurantes. A multa para quem for flagrado cometendo crime ambiental pode variar de R$ 700 a R$ 100 mil. As denúncias podem ser registradas por meio do Fala Vitória (156), do site da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online.

A andada é o período de reprodução dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal. Isso ocorre de janeiro a abril, durante as semanas de lua cheia ou nova. A terceira andada será de 27 de fevereiro a 5 de março, e a quarta, de 28 de março ao dia 3 de abril.

Fonte/Foto: Reprodução PMV