Servidores aprendem sobre consumo consciente e destinação de resíduos sólidos

Servidores aprendem sobre consumo consciente e destinação de resíduos sólidos
Alunos da EJA aprendem a fazer puff com garrafas pet

Professores, pedagogos, funcionários e direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otacílio Lomba, localizada em Maruípe, participarão de formação elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) sobre consumo consciente e destinação correta de resíduos sólidos. A capacitação, que ocorrerá de forma on-line, será nesta quinta-feira (20), das 19h às 21h. Ao todo 75 servidores serão treinados sobre a temática.

A iniciativa, proposta pela equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa, tem como objetivo fornecer aos profissionais da educação conhecimentos e ferramentas práticas sobre a importância do consumo consciente e da gestão adequada de resíduos sólidos. Além disso, a formação, ministrada pela educadora ambiental, Osnéia Péccoli, visa formar os participantes para que possam implementar práticas sustentáveis em suas rotinas escolares e, assim, fomentar uma cultura de sustentabilidade entre os alunos e a comunidade.

Aprendizagem

A formação abordará aspectos como a redução do consumo, a reutilização e a reciclagem de materiais, além de técnicas de compostagem e a correta separação dos resíduos. “Por meio destes temas, a proposta é sensibilizar os educadores sobre a importância dessas práticas e prepará-los com o conhecimento necessário para que possam ser agentes de mudança em suas escolas e comunidades”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

A formação será interativa, permitindo a troca de experiências e a discussão de ideias entre os participantes. A expectativa é que, ao final do evento, os educadores estejam mais preparados para desenvolver projetos e atividades que incentivem o consumo consciente e a destinação correta de resíduos sólidos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

De acordo com o secretário, a Gerência de Educação Ambiental está comprometida em promover uma educação de qualidade que inclua a sensibilização ambiental como parte integral dos trabalhos. “A formação proporcionada pelo CEA Mata Paludosa é uma excelente oportunidade para os educadores se atualizarem e aplicarem essas práticas no dia a dia escolar”, apontou.

A parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semem) reforça o compromisso da Emef Otacílio Lomba com a educação ambiental e a formação contínua de seus profissionais. Ao proporcionar a capacitação dos educadores, a escola busca preparar seus alunos para os desafios do futuro e promover uma sociedade mais sustentável e responsável.