Tema da Unidos de Jucutuquara em 2020 “Griot” retorna como ação cultural em forma de vídeo
Engana-se quem pensa que o enredo de uma escola de samba morre logo após o carnaval. Prova disso é o tema da Unidos de Jucutuquara, “Griot”, que foi para a avenida no Sambão do Povo em 2020 e retorna agora como ação cultural, em forma de vídeo, com “Griot’s do Carnaval Capixaba”.
Para marcar o lançamento do trabalho, gravado no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), a agremiação realiza na próxima terça-feira (24), a partir das 19h30, uma live. O evento será transmitido pelo Instagram @marina.zanchetta. Já o vídeo “Griot’s do Carnaval Capixaba” poderá ser conferido uma hora depois, às 20h30, no YouTube da Prefeitura de Vitória.
A pedagoga e porta-bandeira da escola de samba, Marina Zanchetta, explica que o objetivo do projeto é salvaguardar a arte, os saberes e os fazeres envolvidos no Carnaval Capixaba, por meio da entrevista com três grandes baluartes do samba capixaba: Luiz Fernando Barbosa da Jucutuquara, Carlos Augusto Vieira (Lajota) da Pega no Samba e Maria Anita Brasileiro Falcão da Piedade. “No projeto eles puderam contar suas histórias e memórias, interagindo seus saberes e culturas com os espaços do Mucane”, detalhou.
“O principal recado é que precisamos valorizar nossas personalidades do samba e as histórias que eles guardam na memória. Tudo isso merece e precisa de registros para que possam ser utilizados por gerações futuras”, completou Marina.
A origem da expressão
A expressão Griot’s se refere aos indivíduos que na África antiga tinham o compromisso de preservar e transmitir tradição, cultura, histórias, fatos e conhecimentos através de sua música ou através da contação de histórias, passadas de geração para geração.
O projeto foi aprovado no edital 004/2019 de seleção de projetos de ocupação do Museu Capixaba do Negro na categoria Ação Cultural.
Convidados
A live que antecede o lançamento do vídeo contará com nomes de peso do samba. Entre os convidados estão Nilcemar Nogueira, doutora em Psicologa Social, mestra em Bens Culturais e fundadora do Museu do Samba no Rio de Janeiro, neta do famoso Cartola. Outro convidado ilustre é Luiz Fernando Barbosa, ex-presidente da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, integrante da velha guarda, coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFES e professor.
A mediação fica por conta da proponente do projeto, Marina Zanchetta.
“Na live Luiz Fernando representará os griot’s do carnaval capixaba enquanto Nilcemar representará os griot’s do carnaval carioca. O objetivo é intermediar um bate-papo a respeito de histórias e de memórias dos carnavais dos respectivos Estados, além de discutir a importância de salvaguardar a cultura do samba e do carnaval”, explicou Marina.
Reprodução PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui