Torta capixaba é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial de Vitória

Símbolo da gastronomia do Espírito Santo e tradição marcante da Semana Santa, a torta capixaba foi oficialmente declarada patrimônio cultural e imaterial da capital capixaba nesta sexta-feira (18). A conquista foi formalizada com a sanção da Lei nº 10.165 pelo prefeito Lorenzo Pazolini, durante a abertura do Festival da Torta Capixaba, na Ilha das Caieiras.
— A torta capixaba representa nossa cultura, a força do nosso povo e a tradição da panela de barro. Agora, esse símbolo da nossa identidade também é, oficialmente, patrimônio cultural e gastronômico de Vitória — destacou o prefeito.
Valorização da tradição e da economia local
Mais do que um reconhecimento cultural, a oficialização também valoriza a atividade econômica de pescadores, marisqueiras e moradores da região, que encontram no festival uma oportunidade para gerar renda extra e fortalecer o trabalho tradicional.
O Festival da Torta Capixaba segue até domingo (20), das 9h30 às 18h, e celebra os sabores e saberes capixabas com uma programação repleta de atrações gastronômicas, musicais e culturais.
Ao todo, o evento conta com 35 barracas, 12 restaurantes e 11 atrações musicais, numa estrutura organizada pela Prefeitura de Vitória, com apoio da Aspemade, Movimento Comunitário da Ilha das Caieiras, Sicoob e Supermercado Castelo.
Além da tradicional torta — preparada na panela de barro com ingredientes como bacalhau, palmito, siri, camarão e mariscos — o público pode saborear pratos típicos como moqueca, bobó de camarão, pastel de siri e empada de camarão. Os preços partem de R$ 20, e o quilo da torta chega a R$ 180. Em 2024, o festival movimentou cerca de três toneladas de alimentos.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.