Trabalho de agentes de saúde é fundamental no combate ao Aedes aegypti
O combate ao mosquito Aedes aegypti depende da participação de todos, tanto do poder público quanto da população. No poder público, o trabalho de prevenção dos focos de mosquito é realizado pelos agentes de combate às endemias (ACE), durante as rotinas de visitas domiciliares.
Desde novembro de 2021, os ACE de Vitória retomaram as visitas ao interior das residências para combater o Aedes aegypti. Por conta da pandemia, os agentes realizavam as visitas domiciliares apenas na parte externa dos imóveis.
Os agentes realizam inspeções criteriosas em depósitos, terrenos baldios, caixas d’água, calhas, telhados e no interior das residências.
“A volta desse importante trabalho foi possível devido aos avanços na vacinação da população e à redução de óbitos e internações ocasionados pela Covid-19. Assim como a Covid a dengue também mata. Se considerarmos que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências, compreendemos a importância do morador receber os agentes e autorizar a realização da visita no interior dos domicílios. Além de combater esses focos e evitar a proliferação do mosquito, essa visita também visa resgatar a orientação ao morador para que os cuidados sejam mantidos”, explica a secretária de Saúde de Vitória em exercício, Cristiane Stem.
Identificação
O agente da Prefeitura de Vitória deve se apresentar com uniforme nas cores azul e cinza e bolsa contendo material de campo.
No decorrer da visita, juntamente com o responsável pelo imóvel, o ACE deve orientar e avaliar as situações de risco e se necessário remanejar ou eliminanar os recipientes que possam acumular água ou que não tenham utilidade. O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados.
Em caso de algum familiar apresentar sintomas da doença, o ACE irá orientar sobre a necessidade de buscar atendimento em uma unidade de saúde.
Cuidados
Durante a visita, além da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), os agentes devem estar com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, utilizar máscara, manter distanciamento físico de no mínimo 1 metro das demais pessoas que estejam dentro do domicílio, além de sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, ao entrar e ao sair das casas.
O morador do imóvel é orientado sobre o uso da máscara enquanto o agente realiza a visita intradomiciliar.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.