Trump anuncia tarifaço de 50% para o Brasil; empresários capixabas manifestam preocupação

Trump anuncia tarifaço de 50% para o Brasil; empresários capixabas manifestam preocupação

Em carta ao presidente Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (09) um “tarifaço” de 50% sobre produtos brasileiros exportados para o mercado americano. O empresariado capixaba manifestou preocupação com a possibilidade.

Na carta, Trump justifica a medida como forma de retaliar as decisões do Poder Judiciário contra Jair Bolsonaro. Segundo o presidente americano, o Judiciário brasileiro estaria praticando “perseguição política” contra o ex-presidente brasileiro.

Em nota, a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) manifestou preocupação com o possível tarifaço. O principal mercado do setor é os Estados Unidos. Em 2024, o mercado dos EUA compreendeu 56,3% das exportações brasileiras do setor, sendo que 82,3% vieram do Espírito Santo. O tarifaço pode pôr o setor brasileiro em desvantagem em relação a concorrentes como China e Itália, ameaçando mais de 200 empresas e cerca de 480 mil empregos diretos e indiretos.

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) também manifestou preocupação. Segundo Paulo Baraona, presidente da Federação, o possível tarifaço é “severo”, “arbitrário” e baseado em “interesses políticos” que “rompem os princípios do comércio internacional”. Os setores mais ameaçados incluem aço, rochas, papel, celulose, minério e café, que possuem forte peso na economia espírito-santense e nas trocas comercias entre o Espírito Santo e EUA.

Em resposta ao anúncio de Trump, o presidente Lula da Silva afirmou em pronunciamento que “o Brasil é um país soberano” e que “não aceitará ser tutelado por ninguém”. Ademais, o processo contra Bolsonaro é de competência da Justiça brasileira, não ficando sujeito à interferência de ninguém; e que o tarifaço será respondido com base na “Lei Brasileira de Reciprocidade Econômica”.

(Com informações de Folha Vitória. Imagem: Pixabay / Gerald)