Trump diz que há “boa chance” de acordo com União Europeia sobre tarifas

Trump diz que há “boa chance” de acordo com União Europeia sobre tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (27) que há uma “boa chance” de firmar um acordo com a União Europeia em relação às tarifas comerciais. Segundo ele, as tarifas estão previstas para começar a valer no dia 1º de agosto, próxima sexta-feira, com exceção das aplicadas ao aço e ao alumínio.

Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estão reunidos na Escócia para tratar das negociações comerciais entre os Estados Unidos e o bloco europeu. Antes do encontro, ambos estimaram em “50%” as chances de se chegar a um entendimento.

Entre os principais pontos de impasse, Trump destacou as barreiras às exportações de automóveis e produtos agrícolas dos Estados Unidos para a Europa. Questionado sobre a possibilidade de as tarifas serem “melhores do que 15%”, ele respondeu: “Se melhor significa menor, não”. Trump também classificou o mercado europeu como “muito fechado”.

O presidente norte-americano afirmou ainda que, caso seja fechado um acordo, ele representará o fim da disputa tarifária entre os dois lados. Acrescentou que, nesse cenário, produtos farmacêuticos ficariam de fora das taxas.

Ursula von der Leyen declarou que qualquer possível entendimento precisa se basear na justiça e em um reequilíbrio das relações comerciais. Ela descreveu Trump como um “negociador duro” e disse que, caso o acordo seja firmado, será o maior já concluído por ambas as partes.