Tutores receberão orientações em Santo Antônio sobre guarda responsável de animais

Tutores receberão orientações em Santo Antônio sobre guarda responsável de animais

A manhã desta quarta-feira (10) será para falar sobre guarda responsável de animais domésticos, na orla de Santo Antônio. No período de 9h às11h, técnicos da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realizarão abordagens educativas junto aos tutores de animais e frequentadores da região.

O objetivo é sensibilizar e informar a população acerca do tema “trânsito de animais em vias públicas”, enfatizando a importância da atenção à lei municipal nº 8.121/2011, que aponta a obrigatoriedade de uso de coleira e guia na condução de animais em vias e logradouros públicos para a prevenção de riscos ao próprio animal, a terceiros e ao meio ambiente.

Na ocasião, a equipe da Semmam também conversará com os moradores sobre recolhimento de dejetos e descarte adequado, bem como a orientação sobre escolha dos melhores horários para os passeios, cuidados com a hidratação e com o conforto do cão.

Importância do passeio

Passear com seu animal de estimação é um momento de muita importância não só para o bichinho, mas também para seu tutor, pois oportuniza o fortalecimento do vínculo emotivo entre ambos. Além disso, permite que o animal se exercite, gaste energia, faça suas necessidades fisiológicas e comportamentais, além de possibilitar a socialização com outros animais da mesma espécie e de outras espécies, incluindo os seres humanos. A carência de passeios pode tornar o animal estressado, ansioso e até agressivo.

Mas para que esta socialização não gere nenhum problema, é importante lembrar de alguns pontos, principalmente no que se refere à segurança do animal e dos humanos. “O uso de coleira e guia, da identificação do animal e contato do seu tutor, são essenciais para evitar acidentes e situações indesejadas”, aponta o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Abordagem sobre Guarda Responsável

Importante, ainda, escolher o modelo ideal de equipamentos para cada animal, de acordo com seu porte e comportamento. “Durante os passeios, o tutor deve sempre lembrar de hidratar seu bichinho, recolher as fezes e descartá-la em local adequado, e dar preferência a horários com clima mais fresco”, destacou a subsecretária de Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.

Legislação

A Lei Municipal n° 8.121, de maio de 2011, que estabelece normas para a guarda responsável de animais domésticos, trata em seu capítulo IV de questões relacionadas ao trânsito de animais em áreas públicas. Em seu artigo 10, a lei orienta que “todo animal, ao ser conduzido em vias e logradouros públicos, deve obrigatoriamente usar coleiras e guias adequadas ao seu tamanho e porte”.

A lei ainda destaca a importância do animal ser conduzido por pessoas com idades e força suficiente para controlar os movimentos do animal, ou seja, a forma como o tutor regula os movimentos do seu animal, garante a segurança para ambos e para os que estiverem próximos. A norma ainda refere, em seu artigo 12, a obrigatoriedade da coleta das fezes do animal em vias e logradouros públicos, pelo seu tutor, evitando assim causar situações desagradáveis para os demais munícipes.

Outras atividades ainda vão acontecer ao longo de todo o ano, nos locais onde há grande fluxo de tutores passeando com seus pets. Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a Semmam/GEA, através do Serviço Fala Vitória 156 ou pelo telefone 27 3194-7549.

Fonte : PMV