Tutoria coletiva e autoavaliação são desenvolvidas com estudantes da capital
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, localizada em Tabuazeiro, a busca pelo sucesso escolar e pessoal dos estudantes vai além das aulas regulares. Toda semana, a equipe escolar se reúne para discutir a organização da escola e as temáticas que serão abordadas na tutoria coletiva. Com o final do trimestre se aproximando, uma etapa crucial se inicia: a autoavaliação do 1º ao 9º ano.
Para garantir uma avaliação completa e significativa, um instrumento específico foi elaborado para os estudantes das séries iniciais (1º ao 3º ano), destacando pontos como frequência, fluência em leitura e autoavaliação. Essa iniciativa proporciona aos educandos a oportunidade de refletir sobre seu processo de aprendizagem, identificar áreas de melhoria e traçar metas para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
A Coordenadora Beta Gomes de Souzaexplicou que o principal objetivo da tutoria é apoiar os estudantes rumo ao sucesso escolar e ao alcance de seus projetos de vida. “Buscamos oferecer suporte aliado a um acolhimento emocional, o que resulta no aumento da confiança do aluno e, consequentemente, em sua melhora escolar”, destacou.
Segundo a diretora Eliane Amorim, essa prática é muito importante para o aprendizado dos estudantes: “À medida que nos aproximamos do final do trimestre, aproveitamos os momentos de tutoria coletiva para dialogar e realizar a autoavaliação com os estudantes. Isso não apenas contribui para o ambiente escolar, mas também para o desenvolvimento pessoal de cada um, oferecendo uma oportunidade valiosa para se conhecerem melhor e traçarem seus caminhos com mais segurança”, disse.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui