Unidade de Saúde de Maria Ortiz promove ação com feirantes no Dia Mundial da Voz

Unidade de Saúde de Maria Ortiz promove ação com feirantes no Dia Mundial da Voz
Fonoaudióloga da UBS de Maria Ortiz, Fernanda Cabral, orienta feirantes sobre cuidados com a voz

A manhã desta terça-feira (16) ficou marcada por uma ação educativa na feira do bairro República em alusão ao Dia Mundial da Voz. O objetivo da ação foi orientar os feirantes sobre os cuidados necessários para preservar a voz, uma vez que essas pessoas a utilizam como ferramenta de trabalho.

Durante a ação, a fonoaudióloga Fernanda Cabral, da Unidade de Saúde de Maria Ortiz, orientou os feirantes sobre como preservar a voz. Confira algumas da dicas que fizeram parte da ação:

  • Não force a voz: evite gritar, pigarrear.
  • Hidrate-se: beber água regularmente ajuda a manter as cordas vocais úmidas e flexíveis.
  • Mantenha uma boa postura corporal: isso inclui manter o corpo alinhado, especialmente a cabeça e o pescoço, para permitir uma respiração adequada e uma projeção vocal saudável.
  • Evite irritantes vocais: fumar, beber álcool em excesso e consumir alimentos condimentados podem irritar as cordas vocais e prejudicar a qualidade vocal. Evitar esses irritantes é importante para manter a saúde vocal.
  • Descanse sua voz: assim como qualquer outro músculo, as cordas vocais precisam de descanso. É importante programar pausas durante atividades prolongadas de uso vocal e descansar a voz evitando deixá-la cansada ou sobrecarregada.

Início

A voz é um dos principais meios de comunicação interpessoal e, para muitos, um importante instrumento de trabalho. O Dia Mundial da Voz começou no Brasil, em 1999, como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV). A partir de 2003, a celebração passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.