Unidades de saúde de Vitória recebem a visita de profissionais da Itália

Unidades de saúde de Vitória recebem a visita de profissionais da Itália

Na última quarta-feira (18), profissionais do Departamento de Saúde da região da Emilia-Romanha, na Itália, visitaram as Unidades Básicas de Saúde de Vitória (UBS) da Ilha das Caieiras e de Jesus de Nazareth, como parte do Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, realizado em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi) e a Rede Unida, no Brasil.

Ao visitar as UBS de Vitória, a delegação italiana pôde conhecer a parceria que existe entre o ICEPi e a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, especialmente o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e as residências em saúde como estratégias para provimento e formação profissional.

A diretora da unidade de saúde de Jesus de Nazareth, Maria Gabriela Martins Afonso, afirma que a equipe ficou muito feliz em participar dessa importante experiência de intercâmbio. “Foi um momento de troca de experiências e conhecimentos muito proveitoso. Saber que uma equipe de saúde veio de tão longe pra conhecer e aprender como trabalhamos, trazendo ideias de tão longe, nos deixa felizes e motivados a melhorar cada vez mais o atendimento prestado à população”

O diretor geral do ICEPi, Fabiano Ribeiro dos Santos, também considera muito valiosa essa troca de experiências entre profissionais de saúde dos dois países.

 “Na Itália, a formação do profissional acontece apenas na Universidade. Por isso eles vieram conhecer a parceria que existe entre o  ICEPi e a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, onde profissionais de saúde realizam atendimentos e continuam suas formações profissionais no próprio serviço, uma realidade que não existe na Itália. Vieram conhecer de perto o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde. Em contrapartida, temos interesse em aprender com eles sobre os cuidados e estratégias usadas com a população idosa, uma vez que as pessoas idosas são muito numerosas na Itália. E como o Espírito Santo tem a segunda maior população idosa do país o cuidado com essas pessoas já é uma preocupação atual.”, afirmou.

Entre os integrantes da delegação italiana que visitou as UBS de Vitória, o responsável pelo Setor de Prevenção Coletiva e Saúde Pública da Região da Emilia-Romanha, Giuseppe Diegoli, destacou as semelhanças entre os principais desafios que os serviços de saúde enfrentam nos dois países.

“Temos problemas que se assemelham, como o envelhecimento da população. Aqui em Vitória ficamos muito impressionados com a excelente organização da rede de saúde municipal. Pretendemos fazer uma transição semelhante em nossa região, onde o cuidado estará mais no território em que as pessoas vivem, focando menos em hospitalizações e mais em prevenção e promoção da saúde”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Vitória.