Vitória da Castração Animal: mais de 1500 tutores participam das palestras do programa

Vitória da Castração Animal: mais de 1500 tutores participam das palestras do programa

Um dos pré-requisitos para que os animais da apital sejam beneficiados pelo Programa Vitória da Castração Animal é a participação dos tutores nas palestras educativas realizadas mensalmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Desde o lançamento do programa, mais de 1500 tutores participaram dos eventos.

As palestras têm o objetivo de orientar os tutores sobre os cuidados pré e pós operatórios e, também, das obrigações, direitos e deveres como a guarda responsável, educação sanitária e bem-estar dos animais. Vale ressaltar que cuidar não é apenas fornecer água e comida ao animal, mas cuidados como vacinação, consultas veterinárias, atenção e brincadeiras.

Iniciadas juntamente com o programa, desde o início deste ano, já foram realizadas 32 palestras contabilizando, aproximadamente, três encontros mensais, realizados na Casa do Cidadão, em Itararé. A próxima palestra acontecerá na segunda-feira (29), às 17h.

Painel da Castração

Na Semana Municipal de Conscientização à Castração de Animais, celebrada entre os dias 08 de 12 de agosto, a Prefeitura de Vitória lançou o Painel da Castração, que conta com atualização diária com os números de animais castrados, total de pessoas nas palestras, os bairros beneficiados e diversas outras estatísticas. Para acessar a ferramenta, basta clicar no ícone da pata no canto superior direito. Em seguida buscar por Castração > Painel da Castração.

Programa Vitória da Castração Animal

No dia 10 de agosto, foi comemorado um ano do Programa Vitória da Castração Animal, que tem o objetivo de reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono na capital. É a primeira política pública de fluxo contínuo no Espírito Santo voltada para o controle populacional de cães e gatos. Já foram realizadas 1.919 castrações, por meio do programa, que conta com um investimento de mais de R$1 milhão para realização de 3 mil procedimentos por ano, além do registro de animais por meio de microchip, associado aos seus tutores.

A subsecretária de bem-estar animal, Cristiane Stem, reforçou a importância das palestras para os tutores dos animais beneficiados pelo Vitória da Castração Animal. “Por meio dos conhecimentos adquiridos na palestra, o tutor poderá agir e denunciar para a Prefeitura possíveis situações de abusos e maus tratos nas comunidades, além de receber todas orientações do procedimento cirúrgico a ser realizado no seu pet através do Programa de castração”, diz ela.

 

Fonte : Prefeitura de Vitória