Vitória da Educação! Emef Custódia passará por reforma completa
Garantir mais conforto e segurança para os estudantes da rede municipal de ensino é uma prioridade para a Prefeitura de Vitória. Por isso, as ações de melhorias e transformação dos espaços escolares não para. Na manhã desta terça-feira (02), foi a vez da comunidade do bairro De Lourdes celebrar a assinatura da ordem de serviço para reforma e cobertura da quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Custódia Dias Campos, um sonho antigo da comunidade escolar.
Estiveram presentes o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado pela secretária de Educação, Juliana Rohsner, e pelo secretário de Obras, Gustavo Perin, além de autoridades municipais e lideranças comunitárias. O prefeito destacou a importância dessa nova entrega para a comunidade escolar e relembrou a obra de contenção da encosta, localizada atrás da unidade de ensino, que foi a primeira entrega da atual gestão.
“Iniciamos essa jornada ainda em 2021, quando chegamos à Prefeitura. Naquela ocasião, visitei a escola e encontrei um cenário desafiador: a interdição devido a um problema na encosta. Imediatamente, priorizamos essa intervenção para preservar vidas e devolver às crianças o direito de estudar em seu território. Também trouxemos recentemente para a comunidade o Parque Kids e a nova academia popular. Hoje, damos início à cobertura da quadra, permitindo que as crianças possam utilizá-la com segurança, faça sol ou chuva”, destacou.
A cerimônia foi marcada por muita alegria e emoção especialmente por parte dos estudantes e da equipe pedagógica, que já vislumbram a prática esportiva nas aulas de educação física com mais segurança e conforto. Além disso, o espaço poderá ser usado para diversos eventos e atividades promovidas pela equipe escolar.
“Que alegria retornar aqui! Isso nos traz à memória o momento em que reabrimos esta escola com dignidade, após a contenção da encosta, ainda no início da gestão. Realizamos um estudo e agora estamos iniciando a cobertura da quadra, que é mais um passo para melhorar ainda mais a infraestrutura e proporcionar um ambiente adequado para nossas crianças”, disse a secretária.
A gestora relembrou ainda de uma carta da estudante Vitória Helmer, entregue ao prefeito, que trazia o sonho da comunidade em receber a reforma e cobertura da quadra. “A primeira provocação que tivemos foi uma carta que a Vitória escreveu, demonstrando o poder da escrita e a importância de garantir o direito à alfabetização, algo que transforma vidas”, completou.
Intervenções
Para realizar as intervenções e melhorias na quadra da unidade de ensino, serão investidos R$ 1.452.500,00, com prazo de conclusão de 180 dias. Estão previstas as seguintes intervenções: construção de cobertura com estrutura metálica e telha termoacústica; reforma do piso, mureta e alambrados; instalações elétricas; instalação de postes e redes para voleibol; traves para futsal e handebol e tabela de basquete de acrílico.
“Essa escola foi a nossa primeira entrega nesta gestão. No início, havia muita desconfiança da comunidade, pois a escola estava interditada. No entanto, a diferença no clima hoje é evidente, refletindo a credibilidade que conseguimos construir ao longo desses anos. Quero destacar que cuidaremos de cada detalhe para que a área da obra seja devidamente isolada para garantir a segurança de todos. Continuamos comprometidos em trabalhar para o bem-estar e a educação de nossas crianças”, ressaltou o secretário de Obras, Gustavo Perim.
Quem também celebrou e se emocionou pela realização de um sonho tão aguardado pela comunidade escolar foi a diretora da unidade de ensino, Sidnea Miranda. “Esse é um dia de muita alegria, um dia de sonho realizado. E esse foi um sonho idealizado a muitos anos e por um longo período, mas agora temos a felicidade de saber que se torna realidade. Agradeço ao prefeito, a secretária Juliana e a toda a comunidade escolar. Além disso, agradeço e parabenizo nossa equipe escolar”, disse.
A professora de Educação Física, Beatriz Rodrigues, falou em nome da equipe escolar sobre a alegria de receber a intervenção na quadra. “Estamos muito felizes e satisfeitos. Entrei na escola em 2013, e naquele ano já se sonhava com a cobertura e reforma da quadra, e agora finalmente vemos esse sonho se materializando. Agora, teremos o conforto térmico e o acolhimento que nossas crianças merecem. Gratidão e felicidade são as palavras que resumem esse dia”, pontuou.
Gratidão e alegria
A estudante Vitoria Helmer, responsável por entregar uma carta que pedia a reforma da quadra pessoalmente ao prefeito Lorenzo Pazolini no ano passado, falou em nome dos 248 estudantes matriculados na escola. “Gostaria de agradecer muito ao prefeito, a secretária Juliana e também às autoridades presentes, por atenderem nosso pedido. Estamos muito gratos por mais uma conquista, um sonho que buscamos a muito tempo e que agora vemos ser concretizado”, disse.
Um detalhe que adicionou um toque especial à solenidade foi um painel instalado pela equipe escolar no pátio externo da unidade de ensino, que reuniu diversas mensagens de agradecimento escritas pelos estudantes. “Nossa escola já está muito bonita e agora vai ficar ainda mais, com a quadra reformada e coberta”, escreveu Nicolly, do 5º ano. “É muito bom saber que a gente va ter uma quadra coberta, eu adoro futebol e já quero jogar nela”, compartilhou o estudante Davi Ventura, do 4º ano.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui