Vitória inicia a construção do modelo de Governança do Centro de Inovação

Vitória inicia a construção do modelo de Governança do Centro de Inovação
Construção do modelo de Governança do Centro de Inovação

Um importante passo para o futuro da inovação na capital capixaba. O pontapé inicial para a construção do modelo de Governança do Centro de Inovação de Vitória, um marco significativo para a cidade e sua comunidade inovadora, foi dado nesta quarta-feira (24), na sede da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).

A elaboração do modelo de Governança é fundamental para guiar as atividades e os projetos do Centro de Inovação. Contando com a presença de secretários municipais, representantes governamentais, empresários, acadêmicos e especialistas em tecnologia e inovação, essa construção tem como missão estabelecer diretrizes claras, promover parcerias estratégicas e assegurar que a CDTIV desempenhe efetivamente seu papel como catalisadora de inovação na região.

Durante o lançamento, foram discutidos os planos para o Centro de Inovação, vislumbrando um futuro onde a colaboração e a criatividade impulsionam o progresso da cidade. O potencial para atrair investimentos, gerar empregos qualificados e posicionar Vitória como um polo de excelência em inovação foi amplamente destacado pelos participantes do evento.

Bárbara Bueno Sá
Construção do modelo de Governança do Centro de Inovação

Em seu discurso, Marcus Gregório, diretor-presidente da CDTIV, enfatizou o compromisso do órgão em abrir suas portas para fortalecer o ecossistema de inovação de Vitória. “A CDTIV não é apenas um espaço físico, mas uma plataforma de oportunidades e colaboração”, declarou.

Ele destacou que a inovação prospera quando há um diálogo aberto e uma troca constante de ideias entre os diversos atores do ecossistema. “Estamos aqui para ouvir, para aprender e para agir em conjunto com a comunidade .O modelo criado vai ser um reflexo do diálogo com todo o ecossistema.”

Gregório reforçou ainda que a gestão municipal está engajada nesse processo, pronta para apoiar e incentivar iniciativas inovadoras que impulsionam o desenvolvimento econômico e social da cidade. “As portas estão abertas para empreendedores, pesquisadores, estudantes e todos aqueles que compartilham o desejo de construir um futuro mais inovador e sustentável para Vitória”, afirmou.

O Centro de Inovação de Vitória surge como uma iniciativa estratégica para fomentar o ecossistema de inovação na cidade, reunindo empresas, startups, centros de pesquisa e órgãos governamentais. Com isso, busca-se estimular a colaboração e a troca de conhecimento entre os diversos atores envolvidos, criando um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e soluções para a cidade.

Bárbara Bueno Sá
Construção do modelo de Governança do Centro de Inovação

Workshop

Também durante o evento, foi realizado o primeiro workshop de definição da “Missão, Visão e Valor” do Centro de Inovação. O objetivo foi discutir estratégias para impulsionar a inovação na cidade e como o Centro de Inovação pode ser um catalisador para esse processo. A próxima oficina acontece no dia 30 de abril e terá como tema Análise de contexto interno e externo e objetivos e direcionadores estratégicos. A entrega final do projeto será no dia 2 de julho, no Centro de Inovação.

Bárbara Ohanna, diretora de inovação da CDTIV, fala sobre a importância desse lançamento. “Este é um marco significativo para o nosso município, pois representa o primeiro passo em direção a um futuro mais próspero e dinâmico. Estamos preparando o terreno para o crescimento econômico, a criação de empregos e o avanço tecnológico. Este momento é aguardado com grande expectativa por todos nós, e estou confiante de que juntos, podemos fazer grandes conquistas na jornada da inovação em Vitória”, concluiu.