Vitória promove Dia D do Mais Saúde Bucal em unidades municipais de ensino

Vitória promove Dia D do Mais Saúde Bucal em unidades municipais de ensino
Dia D Mais Saúde Bucal orienta sobre escovação dos dentes em escolas e centros de educação infantil

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória estiveram nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) realizando intervenções e ações educativas em alusão ao Dia D do Mais Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE). As atividades ocorreram nesta quarta-feira (8).

Mais de 200 crianças participaram do Dia D que promoveu orientações sobre saúde bucal, entrega de kits de higiene bucal (com escova, fio e creme de dental), escovação dental supervisionada e exame de necessidades odontológicas. Durante esses processos, estudantes foram selecionados para receberem o Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Nos Cmeis Silvanete da Silva Rosa Rocha e  Darcy Vargas as equipes restauraram 43 dentes.

Os profissionais ainda encenaram uma peça teatral infantil onde abordaram a importância da ingestão consciente de açúcar, bem como da higienização bucal na prevenção de doenças.

Técnica indolor

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apresenta várias vantagens ao paciente, principalmente entre crianças, por ser simples, rápida, eficaz e indolor.

Uma das referências técnicas em Saúde Bucal de Vitória, a dentista Simone Tinelli de Lima, pontua que o ART é uma abordagem alternativa ao tratamento convencional, podendo ser utilizada tanto para prevenir o aparecimento de lesões de cárie, como para impedir a sua progressão, utilizando como recurso apenas instrumentos manuais.

“Apesar desta técnica não ser indicada para todos os casos, havendo a necessidade de prévia seleção antes de ser utilizada, o ART permite o tratamento precoce da cárie com a reabilitação do elemento dental”, explicou.

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma importante estratégia intersetorial que visa à formação integral de todos os escolares da rede básica de ensino público por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde a esse público composto por pessoas em desenvolvimento, suscetíveis a eventos externos que podem produzir danos biopsicossociais que podem interferir no rendimento escolar, demandando atenção e cuidados. Por estarem em processo de aprendizagem, esses estudantes colherão os frutos dessas boas atitudes ao longo de suas vidas.