XII Festa de São Jorge Ogum na Escada da Piedade.

XII Festa de São Jorge Ogum na Escada da Piedade.

O evento será realizado no dia 29 de abri de 2023, das 16 ás 20 horas.
Estamos de volta com a nossa festa:
Samba Pra São Jorge Ogum na Escadaria da Piedade!

Por conta da pandemia, foram 3 anos sem promover nossa festa de forma presencial e em 2023 retornamos com toda fé e devoção para saudarmos o nosso Santo Orixá Guerreiro.
Nossa festa sempre foi custeada através de doações feitas por devotos, sambistas e pessoas da comunidade e esse ano não será diferente.

Já é uma tradição cultural a homenagem ao santo guerreiro, protetor dos soldados, cavaleiros, escoteiros, arqueiros e sambistas, protetores dos defensores do bem. Guardiões.

O evento nasceu da Arruaça que reunia grupos de amigos para homenagens a aniversariantes do mês, no Bar da Zilda. Inicialmente um evento fechado do tipo confraria, destes encontros nasceram inúmeras atividades culturais dentre elas a Festa de São Jorge. Com o tempo a festa foi para a Escadaria da Piedade, uma via de acesso a casa do ponto alto do bairro.

A escadaria fica ao final da gloriosa Rua Sete de Setembro, uma rua que respira Arte, boemia, samba, poesia, cultura. Ao final da Rua 7, a mata Verde Do Maciço Central imponentemente é destaque como herança verde.

A kika Carvalho, artista plástica que desenvolveu a identidade visual em etapas da subida da Escada da Piedade, contempla: A Festa de São Jorge, A Boemia, (através da roda de samba), finalizando os degraus, com o pavilhão da gloriosa Escola de Samba Unidos da Piedade, tudo isso cercada pelo verde das Matas da Fonte Grande, onde o som das águas em, meio as arvores inspira a vida…

Quando a festa iniciou a escada mal tinha iluminação adequada, hoje ela é uma referência Cultural, imaterial, econômica e afetiva. “Aproveitamos a ocasião para agradecer aos moradores da escada por toda a acolhida e participação”.

O trabalho artístico é um marco inaugurado em 2021, anteriormente o marco sempre foi a escadaria como ponto de encontro de moradores, compositores e o Coletivo Afoxe. O Coletivo Afoxe sempre promoveu encontroa de expressão artística no espaço. Através do Congo e do Samba o espaço cultural foi ampliando sua expressiva identidade cultural.

A Festa de São Jorge Ogum sempre teve na linha de frente de produção mulheres e para ampliar a devoção há uma grande mobilização por parte da produção para venda de produtos personalizados do “Guerreiro’, também, conta com apoio de devotos, escola de samba, bares ao redor, músicos, associações de moradores, moradores da escada e convidados.

A prefeitura de Vitória contribui apenas com a autorização para o evento. O grupo de organizadores entendem que a Festa de São Jorge Ogum iniciou e deve ser sempre provocada através de um movimento popular, jamais institucional. “ A Festa São Jorge Ogum é um encontro de fé e devoção”, afirma Rozi de Sá.

Para Rita Sueli Coutinho, sou uma devota de são Jorge Ogum por tradição, herdei do meu falecido pai Américo Coutinho que sempre foi devoto de São Jorge, para se ter uma ideia na minha família são três pessoas nascida
no dia 23 de abril, dia de São Jorge Ogum, declara Rita Coutinho, que é diretora da Ala de Baianas da Gloriosa Escola de samba Unidos da Piedade.

Samba para São Jorge Ogum
O *Samba Pra São Jorge Ogum* tem o prazer de anunciar que o tema da nossa festa deste ano será:

“O Povo Preto, sua luta e resistência”.
Por conta da pandemia, foram 03 anos sem a nossa tradicional festa…
Foram muitas perdas durante esses anos e vimos o nosso Povo Preto ser um dos que mais sofreram com a desigualdade social, com a fome e a miséria que se instalaram nas nossas comunidades e nos nossos morros.

Mas o mesmo Povo Preto que sofreu e sofre com tantas mazelas, injustiças e racismo é também o responsável por nos dar os elementos para que possamos promover o nosso evento, nos dando o samba, o congo e a fé!

O SAMBA, que é o ritmo que dá o tom da nossa festa…
O CONGO, que traz a raiz da nossa cultura negra capixaba…
E a FÉ, que é o motivo principal para nos reunirmos nessa grande comemoração…

Seja da Igreja Católica, Umbanda ou Candomblé, o Povo Preto nos ensina a importância de saudar nossos ancestrais, de valorizar nossos elementos da natureza e nas dificuldades da vida, recorrer ao sagrado para não sucumbir perante a tantos sofrimentos.

É o Povo Preto que é responsável pela devoção a São Jorge e Ogum, mostrando que em meio as batalhas da vida a alegria é fundamental para propagarmos a nossa fé!!

Por isso, é ao Povo Preto que queremos agradecer e exaltar na energia do nosso Santo Orixá Guerreiro, pedindo menos desigualdades e mais respeito a nossa cor, cultura e religiosidade!

Amém para quem é de amém!
Axé para quem é de axé!
Autoria: Monique Rocha

Vamos colaborar para voltarmos em grande estilo e fazer uma bela festa.
Rozi de Sá tel : 27 – 998679546
Organização: Monique Rocha – Marilene Pereira – Rômulo Correa.- Rozi de Sá