Crianças de creche do Centro de Vitória participaram de oficina culinária
Em festinhas de aniversário de criança, ele costuma reinar entre os docinhos ao lado do brigadeiro. E se na escola tiver aula com direito à receita de Beijinho, que nem vai ao fogo e ainda é saudável? Crianças do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Menino Jesus, no Centro de Vitória, tiveram uma aula pra lá de gostosa.
“A ‘Oficina de Culinária’ será desenvolvida com a turma do Grupo 6 neste primeiro semestre e a escolha se deu pelo fato da culinária, além de provocar a participação coletiva, ajudar no desenvolvimento de habilidades e favorecer o aprendizado de novos conhecimentos. Ao trabalhar com a culinária, temos a apropriação da escrita ao escrever as receitas, o exercício da memória durante a execução de uma receita e da paciência esperar o tempo necessário de preparo, a concentração para manusear e acertar medidas e trabalhar grandezas, temperatura e proporções e conceitos científicos ao realizar as misturas”, destacou a professora da turma Patrícia Tonini.
Para dar início a esse trabalho, as 29 crianças do grupo 6 participaram primeiro de uma roda de conversa, com direito à história “Alô, mamãe”, obra de Alice Horn e ilustrada por Joëlle Tourlonias.
A responsável por conduzir as crianças nessa jornada enquanto trabalhavam suas percepções táteis, visuais e gustativas foi a cozinheira de histórias Crystal Enyly.
“Tem maneira mais gostosa de aprender do que fazendo um delicioso brigadeiro de beijinho vegano? Os pequenos conheceram a história do livro ‘Alô, Mamãe!’ e aprenderam a receita do beijinho vegano para fazerem para as mamães uma receita gostosa e saudável”, destacou Crystal.
Desenvolvimento de habilidades
A aula se transformou em delicioso aprendizado, proporcionando o incentivo à leitura, à alimentação saudável e ao desenvolvimento da coordenação motora das crianças, pois, enquanto elas amassaram e enrolaram os docinhos, realizaram movimentos com os braços, mãos e dedos e também perceberam as diferenças entre as texturas e experimentaram novos sabores.
“Já sabemos que é na infância, que criamos hábitos e desenvolvemos o paladar. Nessa perspectiva, ações como essa são importantíssimas para que as crianças passem a fazer escolhas mais saudáveis na hora de se alimentarem. Para tornar esse trabalho lúdico e ainda mais bonito, entra a contação de história, a literatura. O resultado é um sucesso entre as crianças”, ressaltou a professora Patrícia.
As oficinas temáticas fazem parte do currículo de ações das escolas de Tempo Integral da rede municipal de Vitória, objetivando incentivar a prática de atividades diferentes.
E para ficar tudo ainda mais gostoso e divertido, ao final da atividade, as crianças puderam se deliciar com os docinhos feitos por elas mesmas!
Tempo integral
O Cmei Menino Jesus é uma três das novas unidades de ensino que passaram a atender em tempo integral este ano, junto com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, e José Lemos de Miranda, em Comdusa.
Desde o ano passado, Vitória vem ampliando as unidades de ensino e vagas em tempo integral na rede municipal de ensino.
Em 2021, a rede municipal de Vitória começou o ano com quatro unidades de ensino em tempo integral, oferecendo 1.131 vagas. Em 2022, o ano letivo iniciou com dez unidades de ensino totalmente integrais e mais nove Cmei com turmas em tempo integral, chegando a 3.210 vagas, uma ampliação de 184% no número de matrículas.
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.