Crianças protagonizam projeto educativo lúdico de conscientização sobre a dengue

Crianças protagonizam projeto educativo lúdico de conscientização sobre a dengue
Crianças protagonizam projeto educativo lúdico de conscientização sobre a dengue

No intuito de abordar questões relevantes da comunidade e promover a conscientização desde a infância, a equipe escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sophia Musengny Loureiro, localizado no bairro Da Penha, preocupada com os crescentes casos de dengue na região, realizou uma ação colaborativa entre a unidade de ensino e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

Tudo começou por meio de um diálogo entre o diretor da UBS, Lauer Marinho, um valioso parceiro nesta ação, e a diretora Clezya Seixas, sobre o aumento alarmante de casos de dengue na comunidade. Diante desse cenário, foi proposta mais uma vez uma parceria, ressaltando a importância de um trabalho conjunto para combater a disseminação da doença.

Motivadas pela necessidade de agir, as pedagogas do Cmei dialogaram com os professores, traçando planos de ação para conscientizar não apenas as crianças, mas toda a comunidade escolar. Uma das propostas, desenvolvida pelas professoras Ana Claudia e Rejane no turno matutino junto aos alunos, culminou em uma ação no Horto Municipal de Maruípe.

A atividade envolveu a produção de material informativo pelas próprias crianças, que participaram ativamente da panfletagem junto aos agentes da UBS do bairro Da Penha. Para tornar a iniciativa ainda mais impactante, um funcionário da Unidade se vestiu de “mosquitão”, personificando o mosquito transmissor da dengue.

No dia seguinte à panfletagem, as crianças realizaram uma emocionante apresentação musical na unidade de ensino, visando conscientizar todo o grupo escolar. A equipe da UBS marcou novamente presença, fortalecendo a parceria e reforçando a importância da prevenção.

As ações empreendidas pelo Cmei Sophia Musengny Loureiro foram bem sucedidas, evidenciando a eficácia da união entre a educação e a saúde no combate à propagação da dengue, além de mostrar que é possível abordar temas sérios de maneira divertida e eficaz. “As ações foram um sucesso e esperamos que com isso, todos possam se conscientizar e cuidar de si, do outro e do local em que vivem!”, comentou a ditetora Clezya.