Dia da Merendeira: Merendeiras da rede municipal de Vitória são homenageadas
Elas são responsáveis por produzir, em média, 90 mil refeições por dia nas 103 unidades de ensino de Vitória para as mais de 42 mil crianças e estudantes matriculados na rede. São 408 profissionais merendeiras, 405 mulheres e cinco homens, que dão conta de servir, por mês, em torno de 10,7 mil quilos de arroz, 6,2 mil quilos de feijão e 17,4 mil quilos de carne, além de outros alimentos que compõem as refeições servidas nas escolas.
Na segunda-feira (31), data em que se comemora o Dia da Merendeira, parte das profissionais que atua na rede municipal de ensino recebeu uma homenagem e o agradecimento do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e da Secretaria de Educação na pessoa da secretária Juliana Rohsner.
Há 18 anos trabalhando em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), Luziane de Souza Almeida, 47 anos, é apaixonada pelo que faz. Ela cuida da alimentação de crianças na faixa etária de 2 a 4 anos e já ensinou muita criança a comer frutas e verduras, sempre com jeitinho e paciência.
“É uma responsabilidade muito grande, mas muito gratificante. As crianças são muito verdadeiras, elas agradecem, ficam felizes, falam que nossa comida é a melhor. Teve uma criança da Educação Especial que me marcou, ele chegou ao Cmei e quase não comia nada, fruta então, nenhuma. Consegui conquistar ele dando a minha touca, brincando de colocar na cabeça dele, entregando os pedacinhos de fruta para ele experimentar, sempre brincando. Quando deu na metade do ano, ele já estava comendo todas as frutas”, contou.
Há sete anos na cozinha da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, Jucinéia Alvim Colodini, 53 anos, reconhece que não é fácil o trabalho, mas a recompensa ela vê todos os dias, no sorriso de cada estudante com o prato cheio.
“É gostoso porque tem a recompensa, eles estão sempre agradecendo, é aquele carinho diário, então não tem como trabalhar de mau humor, eles são muito carinhosos. Os fazem muitas refeições na escola no tempo integral, a gente não para, mas é muito recompensador! A gente trabalha muito bem na equipe”, disse.
Agradecimento
As merendeiras foram recebidas no início da noite, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Vitória, que ficou pequena para tanta gente.
“Uma noite muito especial, representativa e um momento de agradecimento. A alimentação tem um papel preponderante ao levar mais do que a comida, mas levar carinho, levar afeto aos nossos estudantes. Expandimos o primeiro lanche para o ensino fundamental porque verificamos que muitos tinham dificuldade nas primeiras aulas porque chegavam com fome à escola. Vocês colocam o amor, o zelo, a atenção e o carinho na alimentação que chega a cada criança, a cada estudante de Vitória. Vocês têm papel preponderante. Não é só alimentar, isso salva vidas, mas é alimentar para a vida também. Tenho muita gratidão de dividir esse momento com vocês, dividindo o nosso reconhecimento pelo trabalho de vocês. Talvez o lugar que nosso estudante receba mais carinho, mais zelo, mais amor é dentro da escola”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.
A secretária Juliana Rohsner destacou o papel fundamental das merendeiras no dia a dia das unidades de ensino.
“A gente quis fazer essa homenagem singela, mas com muito carinho. No dia a dia, a mágica acontece na cozinha. Sabemos o quanto vocês impactam na vida das crianças e estudantes. Quantos relatos vocês ouvem das mães que falam que os filhos não comem em casa e na escola comem todos os legumes? Nós ouvimos os depoimentos dos nossos estudantes, do carinho no preparar e no servir. São 90 mil refeições por dia que alimentam muitas vezes crianças que não têm o que comer dentro de casa. Por isso, agradecemos o carinho, a dedicação e o quanto vocês impactam na educação pública de qualidade. Queria de fato agradecer a vocês como ex-aluna da escola pública, como mãe de criança na escola pública e como secretária”, pontuou.
Coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, a nutricionista Mariana Santiago ressaltou o papel das merendeiras dentro da política de alimentação escolar da capital capixaba.
“Queria agradecer a presença de vocês aqui, que são essenciais para o sucesso da política de alimentação escolar de Vitória. É um trabalho árduo, mas recompensador. Obrigada pela dedicação”, disse.
Após o momento de falas, a empresa terceirizada ofereceu um lanche para as profissionais presentes no evento.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui