Educação: Famílias de estudantes podem opinar sobre revezamento em escolas

Educação: Famílias de estudantes podem opinar sobre revezamento em escolas
Retorno as aulas ano letivo 2021

As famílias dos estudantes da rede municipal de ensino têm vez e voz na capital. Dentro do planejamento para o segundo semestre, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) encaminhou a pais, mães e responsáveis, por e-mail e WhatsApp, um formulário de consulta sobre o revezamento tanto no Ensino Fundamental quanto na Educação Infantil. Outra forma de acesso é pelo Boletim Online do estudante.

Quem tiver alguma dificuldade para responder ao formulário de modo virtual pode fazê-lo na secretaria escolar, que fica aberta mesmo durante o recesso escolar. O prazo para resposta é até sexta-feira (16).

O segundo semestre letivo na rede municipal de Vitória começa no dia 20 de julho, com as turmas dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de volta às salas de aula.

“Sabemos que, para ter uma criança ou um estudante na escola com revezamento, as famílias precisam se organizar. Queremos saber qual o modelo que melhor atende às famílias para, junto com a avaliação pedagógica, tomarmos a decisão sobre como será revezamento para o segundo semestre”, ressaltou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Diário ou semanal

Os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, desde o retorno presencial, já foram organizados em grupos azul e laranja para o revezamento semanal. Isso é: uma semana, o grupo azul fica na sala de aula e o laranja, com as atividades na plataforma AprendeVix ou os roteiros de estudo impressos. Na semana seguinte, os grupos invertem.

As crianças da Educação Infantil também farão revezamento a partir de agosto. O questionamento da Seme é sobre qual modelo de revezamento melhor atende às famílias: semanal ou diário, com um grupo de estudantes na escola às segundas, quartas e sextas e outro às terças e quintas. Na semana seguinte, há a inversão dos grupos, garantindo que as turmas estejam na sala de aula de forma mais frequente.

Calendário de retorno às aulas

20 de julho

  • Educação Infantil: crianças dos grupos 5 e 6
  • Ensino Fundamental: estudantes do 1º ao 9º ano do grupo laranja
  • Educação de Jovens e Adultos: estudantes do 1º e do 2º segmento

 

Reprodução: PMV