Encontro da Assistência Social aproxima ações para fortalecimento do Suas

Encontro da Assistência Social aproxima ações para fortalecimento do Suas
Encontro da Assistência Social aproxima ações para fortalecimento do Suas

Aproximar, criar unidade e fortalecer o Sistema Único da Assistência Social (Suas). Esses verbos pautaram o Encontro de Gestores Locais da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória, ocorrido na última quinta-feira (7), na Casa do Cidadão, em Maruípe.

O evento reuniu aproximadamente 60 coordenadores locais, referências técnicas que acompanham as redes socioassistenciais e membros do Comitê Integrado da secretaria que, juntos, dialogaram sobre as estratégias para a apropriação e envolvimento de trabalhadores e usuários em relação ao planejamento estratégico. Além disso, analisaram as ações de monitoramento e fizeram uma avaliação do plano estratégico da secretaria no âmbito local.

Para a coordenadora do Centro de Convivência para Pessoa Idosa, Poliana Souza, o encontro foi mais uma oportunidade para estarem mais próximos das ações pactuadas e assim colaborarem para novas ações. Na avaliação da coordenadora dos Acolhimentos de Crianças e Adolescentes, Alessandra Mendes Facundes, o evento foi um importante momento para criar unidade nas ações planejadas.

Para a gerente de Planejamento e Gestão do Suas, Layla Daud, os depoimentos dos coordenadores demonstraram que o objetivo do encontro foi alcançado. “Dialogar sobre o papel do gestor local na articulação/relação das atividades planejadas e desenvolvidas nas unidades e serviços com as Metas de Aprimoramento do Suas.

Para a Secretária de Assistência Social da capital, Cintya Schulz, conseguir gerir uma secretaria que possui indicadores bem estabelecidos, metas que precisam ser alcançadas coletivamente faz a gestão de política pública mais eficiente e eficaz. “Seguimos com instrumentos de gestão aperfeiçoados e com um horizonte que busque atender todo o público prioritário do Suas e consequentemente atendendo as famílias mais vulneráveis com metodologias éticas e inclusivas”, disse.