Festival de Cinema de Vitória Itinerante tem exibição de filmes e shows em formato virtual
Promover o encontro entre o cinema e a música. Essa é a proposta do 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, que será realizado entre quinta-feira (28) e sábado (30).
Em sua primeira edição virtual, o evento percorre simbolicamente as cidades de Vitória, Cariacica e Serra. A proposta desta edição é alcançar pessoas de várias partes do Brasil com uma programação eclética, que dialoga com a diversidade do festival.
Tradicionalmente, o Festival de Cinema de Vitória Itinerante percorre, quando presencial, diversas cidades do Espírito Santo. Com foco na promoção e na difusão do audiovisual brasileiro, ao realizar sessões gratuitas e abertas em espaços públicos, a itinerância também promove atividades de formação cultural e o fomento da produção musical.
Na programação em formato on-line, em função dos protocolos de segurança do Covid-19, o público irá conferir três lives musicais inéditas, além de três sessões audiovisuais. O evento terá a apresentação do ator, cantor e diretor Silvero Pereira e acontecerá no canal do Festival de Cinema de Vitória no Youtube.
Letrux faz show no encerramento do 27º FCV Itinerante — Foto: Ana Alexandrino
Shows
A música também faz parte da programação do 27º Festival de Cinema Vitória Itinerante, com três shows inéditos de Alice Caymmi, André Prando e Letrux.
Mostras
O curta-metragem é um símbolo do Festival de Cinema de Vitória. Ao longo de quase três décadas foram exibidos filmes de diversos estados brasileiros, de gêneros e múltiplas linguagens, criando uma identidade audiovisual do Brasil.
Curta ‘Macabéia’, de Erly Vieira Jr, Lizandro Nunes e Virginia Jorge, será exibido no 27º FCV Itinerante — Foto: Divulgação/FCV
Para essa edição especial do 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante foram escolhidos filmes que apresentam um recorte dessa produção. Serão exibidas 15 obras, que ficaram disponíveis por 24 horas, divididas em três programas, com cinco curtas-metragens cada, e que dimensionam a pluralidade audiovisual do país. Os filmes poderão ser assistidos no canal de YouTube do festival.
A primeira sessão entra no ar na quinta; na sexta (29), entra no ar a segunda sessão, que apresenta um recorte de filmes que abordam experiências pessoais e que afetam a percepção do todo; encerrando a programação, no sábado, a terceira sessão traz filmes que atravessam o universo infantil.
‘Santos Imigrantes’, de Thiago Costa, será exibido na primeira noite do 27º FCV Itinerante — Foto: Divulgação
Laboratório de fotografia
Entre os dias 27 e 29, de quarta a sexta, a partir das 14h, acontece no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra, o Laboratório Criativo de Fotografia, com a fotógrafa Luara Monteiro.
A proposta é apresentar os conceitos básicos da fotografia e da câmera considerando o olhar observador, enquadramento, timing e luz. Além de estimular a pensar imagens de pontos de vista pouco óbvios, trabalhar rapidamente conceitos e referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações.
Serão três aulas individuais e presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança em relação à pandemia do Covid-19, que irão atender 30 alunos – 10 pessoas por turma.
As inscrições e a participação no curso são gratuitas e acontecem via formulário Google, disponível no site do festival. A seleção é por ordem de inscrição. Para se inscrever basta ter acima de 18 anos e interesse em saber sobre fotografia.
Luara Monteiro durante oficina de fotografia — Foto: Divulgação/FCV
Serviço
Programação
Vitória
Quando: quinta, 19h30
Show: Alice Caymmi
Filmes:
- Macabéia (Erly Vieira Jr, Lizandro Nunes e Virginia Jorge, ES, FIC, 2000, 19′)
- Água Viva (Bárbara Ribeiro, ES, DOC, 2018, 13’)
- Depois de Tudo (Rafael Saar, RJ, 2008, FIC, 12’)
- Agrados para Cloê (Jefinho Pinheiro, ES, FIC, 2007, 21’)
- Santos Imigrantes (Thiago Costa, SP, FIC/EXP, 2018, 7’)
Cariacica
Quando: sexta, às 19h30
Show: André Prando
Filmes
- Braços Vazios (Daiana Rocha, ES, FIC, 2017, 16’)
- Manaus Hot City (Rafael Ramos, AM, FIC, 2020, 13’)
- Montação (Wan Viana, ES, DOC, 2016, 15’)
- Vento Sul (Saskia Sá, ES, FIC, 2014, 13’)
- Sweet Karolynne (Ana Bárbara Ramos, PB, DOC, 2009, 15’)
Serra
Quando: sábado, às 19h30
Show: Letrux
Filmes
- Olho e o Zarolho (Juliana Vicente e René Guerra, SP, 2013, FIC, 16’)
- A Piscina de Caíque (Raphael Gustavo da Silva, GO, 2017, FIC, 15′)
- Guri (Adriano Monteiro, ES, 2019, FIC, 12′)
- Pobre Yurinho (João Ademir, RJ, 2018, FIC, 15′)
- Arani Tempo Furioso (Roobertchay Domingues Rocha, ES, 2019, FIC, 20’)
Laboratório Criativo de Fotografia
De 27 a 29 de outubro, no Centro Cultural Eliziário Rangel
Reprodução G1
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui