Lei Rubem Braga: Jura Fernandes estreia segunda temporada do “A Hora da Música

Lei Rubem Braga: Jura Fernandes estreia segunda temporada do “A Hora da Música
Arte divulgação "A Hora da Música".

O Projeto Cultural Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), lança, na próxima terça-feira (9), a segunda temporada do podcast “A Hora da Música”.

O programa, idealizado e apresentado pelo guitarrista, professor e compositor Jura Fernandes, levará ao ar entrevistas com artistas capixabas já consagrados e também novos talentos.

“A proposta da segunda temporada é o intercâmbio de gerações com os holofotes ligados para os novos artistas da cena musical do Espírito Santo e para os músicos que já fizeram História no Estado”, define Jura Fernandes.

Para a temporada já estão confirmados os nomes da cantora pop e compositora Morenna, do cantor e compositor Nano Viana, da banda Comichão e do compositor Xande, guitarrista do Macucos, que acaba de lançar carreira solo.

“Além das entrevistas, os artistas também tocarão e cantarão um pouco de suas canções autorais durante o programa”, adianta Jura.

“Mais uma vez teremos a oportunidade de colocar os nossos artistas em evidência e fomentar a criatividade no cenário da música. Para mim, já com certo tempo de estrada, será um prazer o encontro com os artistas mais novos, bate-papo que vai exaltar a riqueza das nossas gerações”, finaliza o idealizador.

Um novo episódio de “A Hora da Música” estará disponível a cada semana, toda terça-feira às 9 horas, até o mês de setembro, por meio das plataformas YouTubeSpotify e Apple Music do programa. A classificação indicativa é livre e os episódios contarão com um tradutor de libras com o objetivo de garantir a acessibilidade.

Jura Fernandes

Natural de São José dos Campos e autodeclarado capixaba de alma, Jura Fernandes mantém, desde 1995, relação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu e é um dos fundadores da banda Casaca.

Tem em seu currículo participação em 12 discos, dos quais quatro são do Casaca: “Casaca”, “Na Estrada”, “Ilha” e “No Tambor, na Casaca e na Guitarra”.

O artista também gravou trabalhos autorais como o “Jura Que É Forró” e o “Special Gig”, além de ter se apresentado por dois anos na França, como guitarrista e cavaquinista, em casas de show mundialmente renomadas, a exemplo da “Blue Note”.

Em 2023, Jura lançou, pela Lei Rubem Braga, o livro de musicalização infantil “O Som da História”, ferramenta educacional para mães e professores.