Museu da Ilha das Caieiras recebe exposição de Dejair Paulo

Museu da Ilha das Caieiras recebe exposição de Dejair Paulo
Nova exposição de Dejair Paulo estreia na próxima segunda (15).

Um olhar estético para as questões de identidade e diversidade que estão em constante debate na sociedade contemporânea; essa é a proposta da nova exposição do Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, “Caleidoscópio humano: todas as singularidades em um processo de construção e diálogo”, que estreia na próxima segunda-feira (15).

“A exposição traz à tona a visibilidade para aqueles que estão ocultos ou que as pessoas fingem não ver, mas que possuem uma beleza única e potencialidades”, explica o artista plástico e autor da mostra, Dejair Paulo.

“Caleidoscópio humano: todas as singularidades em um processo de construção e diálogo” é composta por obras de diferentes linguagens artísticas, técnicas, materiais, suportes e meios, que exploram a multiplicidade de características físicas, intelectuais e de auto expressão que se manifestam na sociedade. A cada obra apresentada, é possível refletir sobre a singularidade e diversidade humana, com a intenção de descontruir estereótipos e preconceitos.

A riqueza cultural e histórica do bairro da Ilha das Caieiras é utilizada como fonte de inspiração para a criação das obras.

“A exposição é um convite à contemplação da identidade, da diversidade, celebra a singularidade e é um instrumento de diálogo e inclusão. Por meio da arte, buscamos sensibilizar e conscientizar o público sobre a importância do respeito às diferenças”, completa Dejair.

“Características físicas, intelectuais e de auto expressão são retratadas a fim de oferecer uma visão ampla e multifacetada desses temas”, finaliza o artista.

A exibição de classificação indicativa livre e entrada franca fica em cartaz no espaço, também conhecido como “Museu do Pescador”, até o dia 15 de julho.

A fim de garantir a acessibilidade a mostra contará com recursos como audiodescrição e legendas em Braille.

Sobre o artista

Dejair Paulo é formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo. É um artista versátil que explora diversas linguagens artísticas como desenho, pintura, escultura, arte digital, fotografia, vídeo, colagem, ilustração e animação.

O artista atuou como professor efetivo de Artes na rede pública estadual e municipal de ensino do Espírito Santo e suas obras já foram expostas em diversos espaços culturais, incluindo a Funarte em São Paulo, a Casa Porto das Artes Plásticas, o Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) e o Palácio de Cultura Sônia Cabral.

Serviço

Exposição “Caleidoscópio humano: todas as singularidades em um processo de construção e diálogo”.

Quando: 15 de abril a 15 de julho de 2024.

Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio” – Rua Felicidade Corrêa dos Santos, 1095 – Ilha das Caieiras, Vitória.

Funcionamento: Segundas às sextas das 9 às 17 horas.

Entrada franca e classificação indicativa livre.