Projeto lúdico trabalha gêneros textuais com as crianças de forma divertida

Projeto lúdico trabalha gêneros textuais com as crianças de forma divertida
Cmei TI Rubens José Vervloet Gomes

Trabalhar com as crianças sobre as letras do alfabeto e diferentes gêneros textuais é um dos objetivos do projeto “Cada um tem sua história no baú de memórias: O meu lugar no mundo”, desenvolvido com as crianças do grupo 5 no Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Rubens José Vervloet Gomes, que fica em Jardim Camburi.

Dentre as atividades do projeto está a confecção de um “Alfabetário”, um livro com as letras do alfabeto, que serve de ponto de partida para atividades desenvolvidas a partir de cada letra do alfabeto, de forma que sejam trabalhados diversos gêneros textuais como música, texto, poema, poesia, parlenda e adivinhas, dentre outros.

Para trabalhar a letra “A”, a partir da palavra aniversário, os pequenos escolheram uma música sobre o tema e também fizeram festas de aniversário, sendo que uma turma direcionou a festa para elas mesmas, e as outras fizeram para os bonecos. A partir daí, as crianças organizaram tudo: convite, os convidados, o cardápio, a decoração e as músicas.

Tudo isso para mesclar o mundo de faz de conta com uma aprendizagem lúdica e efetiva, além de muita diversão. A pequena Mallú Pereira Frasso, do grupo 5B, disse: “A gente pode fazer um bilhetinho para mandar”. Yan Aguiar Messner, lembrou: “Tem que escrever o dia porque senão a gente esquece”.

Para as profissionais envolvidas, a atividade criativa enriqueceu a vivência das crianças no espaço educacional. “A atividade foi incrível, parecendo real, as crianças ficaram super empolgadas e as famílias também. Foi um momento gostoso, promoveu a integração da equipe e de outras turmas”, contou a coordenadora Christiane Martins.

A pedagoga Claudia Almeida completou: “A ideia foi fantástica, percebemos que essa vivência enriqueceu a atividade que foi trabalhada em sala de aula, o livro do alfabeto, em especial, a letra A de aniversário. Os pais elogiaram muito e as crianças também gostaram”. Também participaram as professoras Jocineia Martins, Renata Nobre e Viviane Gomes.