Projeto institucional valoriza cultura capixaba e encanta crianças

Projeto institucional valoriza cultura capixaba e encanta crianças
Cmei Odila Simões

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odila Simões, no bairro do Quadro, deu início ao projeto institucional “Massa é dEStacar nossas riquezas”, uma iniciativa que promete celebrar a diversidade cultural e histórica do estado do Espírito Santo. O projeto, idealizado e escrito em conjunto por toda a equipe escolar, será desenvolvido ao longo do ano letivo, envolvendo todas as crianças.

O projeto promete ser uma jornada rica em experiências culturais e educacionais ao longo do ano letivo e visa enriquecer o repertório cultural das crianças, estimulando o respeito à pluralidade e o orgulho de suas raízes. Desde a abertura do projeto, as salas de aula têm sido palco para uma série de experiências pedagógicas relacionadas à temática, com atividades planejadas cuidadosamente pelos professores e pedagogos.

A abertura do projeto foi marcada por uma apresentação emocionante, onde as crianças foram as protagonistas. Uma poesia foi recitada pelos pequenos, enquanto eles saíam das páginas de um livro, por meio de uma peça montada carinhosamente pela equipe, trazendo à vida as múltiplas facetas da cultura capixaba.

Com as crianças carregando bandeiras do estado e representando diferentes heranças culturais, o evento foi uma verdadeira celebração da diversidade. Pontos turísticos, elementos da fauna e flora locais, bem como riquezas culinárias, foram representados de forma lúdica e cativante.

A cerimônia de abertura foi encerrada com uma vibrante apresentação da música “Puxada de Rede” da banda Manimal. Num clima de festa e confraternização, crianças e familiares se uniram para dançar e cantar, celebrando a diversidade e a alegria de aprender juntos.

“Esse é um projeto pensado e escrito a várias mãos e será desenvolvido ao longo de todo o ano letivo a partir da temática proposta. Ao final do ano terá uma linda história escrita, literalmente, com texto e desenhos produzidos pelas crianças, que será contada nesse livro”, disse a pedagoga Giselli Santos.