Seme Vitória convoca 255 professores para atuar na Educação Especial
A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) chama, para atuar na rede de ensino do município, 255 professores em designação temporária, voltados para atuação na Educação Especial. Foram convocados professores para trabalhar com estudantes que apresentam altas habilidades e superdotação; professores de Libras, para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; professores bilíngues (Letras-Libras); professores para atuar com deficientes visuais e intelectuais.
Esta é a primeira vez que a Seme contrata profissionais específicos, voltados para a Educação Especial da capital. Até setembro do ano passado, não havia a regulamentação da função no Plano de Cargos e Salários do Magistério, o que foi corrigido pela gestão.
É preciso ficar atento porque a entrega de documentos tem data e horário pré-definidos para ocorrer, começando nesta quinta-feira (27), a partir das 9 horas.
“A Educação Especial de Vitória é referência e será um ganho na qualidade das dinâmicas de aprendizagem ter profissionais mais capacitados e contratados para lidar com essas crianças e estudantes, que também são capazes de aprender, mesmo que por meio de percursos e processos diferentes. A escola é para todos”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
A lista completa dos candidatos está disponível no Diário Oficial (clique aqui). Há ainda a convocação para 25 professores de Artes, 17 de Educação Física e 12 dinamizadores de Educação Física.
Onde levar os documentos
Os aprovados deverão comparecer à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, que fica na Rua Arlindo Sodré, nº 416, bairro Itararé. No turno matutino, o atendimento é a partir das 9 horas. No vespertino, a partir das 14 horas.
Para assumir o vínculo temporário, os candidatos devem apresentar os documentos que comprovam as informações descritas no ato de inscrição e ainda os documentos necessários para admissão. A relação de documentos e formulários obrigatórios estão disponíveis em selecao.vitoria.es.gov.br, e devem ser entregues sem rasura e preenchidos de forma legível.
Vale ressaltar que a fase de comprovação de documentos e informações declaradas tem caráter eliminatório. Além disso, os candidatos que não comparecerem nos dias e horários previstos no edital, serão reclassificados para o final da lista.
Adequação legislativa
A lei que regulamenta a atuação do professor na Educação Especial tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental dentro do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Servidor do Magistério Público do Município de Vitória (Lei Municipal n° 6.754/2006) foi sancionada em setembro do ano passado.
No quadro de professores de Vitória, não havia a função específica para a Educação Especial. Até então, a contratação era feita dentro do quadro de candidatos que se apresentavam e já traziam cursos de formação voltados para a área. Com a regulamentação, foi possível a contratação de profissionais especificamente para atender à Educação Especial.
Essa adequação legislativa fortalece as políticas públicas e garante os direitos de aprendizagem e de educação de qualidade a crianças e estudantes atendidos pela Educação Especial.
Reprodução PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui