Setran Vitória: tecnologia e investimentos garantem comunicação entre semáforos na Capital

Setran Vitória: tecnologia e investimentos garantem comunicação entre semáforos na Capital
Instalação Módulo 4G - Central Semafórica

As melhorias para o trânsito de veículos pelas vias da capital não param. Graças as mudanças que utilizam novos recursos tecnológicos para comunicação, como a instalação dos módulos 4G, os semáforos de todos os cruzamentos de Vitória já estão se comunicando em tempo real e de maneira segura com a Central Semafórica da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran).

Com as mudanças são usados novos recursos e utilizada a nuvem como migração da forma de comunicação entre os equipamentos e o cabeamento de alumínio, o que previne furtos de fios de cobre.

Iniciativa inédita, a mudança demonstra uma conquista importante pois, em menos de um ano, houve um avanço não verificado em, pelo menos, 20 anos. A modernização contou com uso de tecnologia, investimento em novos equipamentos e treinamento de técnicos.

O sistema 4G é uma tecnologia que permite o compartilhamento de informações e rapidez de acesso de maneira praticamente instantânea

O prefeito Lorenzo Pazolini falou sobre a importância das melhorias feitas na Central Semafórica. “Nossa capital recebe um grande fluxo de veículos todos os dias e, como estamos preocupados com a mobilidade urbana, iremos interligar 100% dos semáforos pela primeira vez na história. Faremos a instalação do Módulo 4G para comunicar com a Central Semafórica, que também já está pronta para receber a tecnologia 5G. Uma grande modernização que vai dinamizar e melhorar a fluidez do trânsito em Vitória”

Sincronia

Neste ano foram instalados 215 controladores e 215 chips, além de 38 nobreaks, equipamentos que permitem um melhor funcionamento dos semáforos.

Os nobreaks mantêm os equipamentos em operação mesmo na falta de energia, o que evita retenções e previne acidentes. E a previsão da Setran é que outros 30 aparelhos sejam instalados, já em 2022.

A Setran também fez o aterramento de ligações elétricas dos semáforos como forma de prevenir curto-circuítos e acidentes, o que proporcionou maior estabilidade e segurança para o funcionamento do sistema.

“Vitória possui 235 cruzamentos em ruas e avenidas. Estas mudanças trouxeram muita evolução sentida no dia a dia da cidade. Melhor fluidez no trânsito, o que gera menos tempo perdido nos deslocamentos. Informações disponíveis mais rapidamente e de maneira precisa e em tempo real’, comemorou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

Câmeras

O secretário disse, ainda, que com o novo marco regulatório, em breve será possível a utilização do sistema 5G, o que permitirá, entre outras vantagens, a instalação de câmeras para contagem de veículos ao transitarem pelas vias, monitoramento dos horários de pico, e planejamento das áreas de engenharia e estatística da Prefeitura.

Pela primeira vez, o Espírito Santo contará com tecnologia de inteligência artificial. O tempo semafórico é ajustado de acordo com a informação que ele recebe da câmera. É como se fosse uma rede neural, com transmissão em tempo real.

“Novos estudos vão permitir avanços inéditos, a realização de pesquisas, o uso de tecnologia para saber como é o comportamento dos pedestres e dos veículos nas vias, entre outros”, adiantou Alex Mariano.

Reprodução PMV