Universo no Parque: Física Forense é tema de palestra neste sábado (23)
Divulgar a ciência de forma acessível para toda a população é um dos objetivos dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória. Um desses espaços, a Praça da Ciência, situada na Enseada do Suá, promove, uma vez por mês, aos sábados, palestras cativantes que aproximam o público de cientistas, como parte do projeto ‘Universo no Parque’
Neste sábado (23), às 10h, o projeto receberá o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Doutor Breno Rodrigues Segatto, que vai conduzir uma palestra sobre o tema “Física Forense: é possível ser um CSI na vida real?”. O bate papo será aberto para todas as idades, e feita em uma linguagem acessível para crianças e adultos. A entrada é gratuita.
A ciência forense é compreendida como o conjunto de todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utlizados para desvendar não so crimes, como também variados assuntos legais (cíveis, penais ou administrativos). Dente estes conhecimentos, a Física é um deles. Na palestra, serão apresentadas algumas aplicações da Física Forense, além de pesquisas que estão em andamento e sua conexão com o ensino da Física.
O projeto
“Universo no Parque” é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tendo os professores Davi Rodrigues e Júlio Fabris como responsáveis.
O objetivo é levar as discussões científicas sobre o Universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. O programa existe desde 2017, tendo mantido ciclo de palestras no Parque da Pedra da Cebola, no Parque Moscoso, no Parque da Vale e na Praça da Ciência.
Serviço
Universo no Parque: “Física Forense: é possível ser um CSI na vida real?”, com o professor Breno Rodrigues Segatto.
Quando: sábado (23), às 10 horas
Onde: Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia)
Não é necessário inscrição e a entrada é gratuita.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui