Lua Cheia: alunos da EJA estarão na Fonte Grande para contemplar e aprender

Lua Cheia: alunos da EJA estarão na Fonte Grande para contemplar e aprender

Duas escolas da rede pública municipal da capital vão participar do Projeto Lua Cheia no Parque da Fonte Grande, que acontece na noite desta segunda-feira (25). Serão aproximadamente 80 estudantes, professores e pedagogos da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Prezideu Amorim, do bairro Bonfim, e Padre Anchieta, da Ilha de Santa Maria.

Na noite desta segunda (25), os estudantes poderão contemplar o nascer da lua cheia a partir do Mirante da Cidade. O parque estará aberto a visitação para a contemplação no período das 17h às 20h30. O grupo ainda também participará de atividades no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque, onde assistirão o vídeo “Mata Atlântica: Uma Floresta no Coração de Vitória”, como forma de compreender melhor o local onde estão.

Segundo o educador ambiental e geógrafo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Wilson de Souza, a proposta Curricular do MEC na Educação de Jovens e Adultos, aponta que as ciências naturais podem promover a educação ambiental em todos os eixos temáticos, em questões como “Terra e Universo” e “Vida e Ambiente”.

“E o parque da Fonte Grande é um espaço de educação não formal com grande potencial para estudos do meio que contribuem para o desenvolvimento de conteúdos e práticas pedagógicas como a observação direta da lua”, ressalta.

Ele ainda complementa: “Os estudantes nesta noite irão observar no céu o nascer da lua cheia com uma vista privilegiada de Vitória, saindo da sala de aula para o ponto de maior altitude do Maciço Central da capital. Lá de cima, do ponto culminante da ilha, localizarão sua comunidade e terão um outro olhar sobre nossa cidade”, destaca, enfatizando que o alunos “os estudantes terão contato com esta “ilha verde” em momentos de contemplação, experimentação, reflexão e conhecimento”.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, “o objetivo do projeto é aproximar a população da unidade de conservação, abrindo este espaço de educação não formal em horário alternativo para o visitante ter uma visão noturna de nossa cidade, sensibilizar-se com este parque para se unir a conservação da Mata Atlântica de Encosta de Vitória”.

Escolas interessadas nas próximas edições do projeto “Lua Cheia no Parque da Fonte Grande” podem se informar no Portal de Educação Ambiental de Vitória, o Interagevix, e se inscrever no endereço eletrônico: [email protected] .