Vports comemora os 118 anos do Porto de Vitória com início das obras de infraestrutura

Vports comemora os 118 anos do Porto de Vitória com início das obras de infraestrutura

Uma das principais intervenções iniciadas é a revitalização da estrutura ferroviária em Capuaba, que vai viabilizar a expansão da movimentação de cargas, com ênfase para os fertilizantes e grãos, com incremento de 30% até 2028.

Era 28 de março de 1906 quando União, impulsionada pelo crescimento da cultura do café, autorizou a execução de 1.130m de cais na faixa da Vila Rubim, em Vitória, dando a largada ao que seria o Porto de Vitória – um dos portos mais importantes do Brasil.

Hoje, 118 anos depois, sob a gestão da Vports, única autoridade portuária privada no País, a evolução está explícita em números: a capacidade de movimentação é de mais de 8 milhões de toneladas por ano, com a área total de mais de 2 milhões de metros quadrados para exploração e 450 mil de capacidade estática de armazenagem. E o futuro próximo trará mais expansão, melhorias em infraestrutura e desenvolvimento compartilhado.

Prova disso é que a Vports inicia este mês importantes obras de infraestrutura focadas na modernização da estrutura portuária em Vitória e em Vila Velha. Entre elas, está a reforma da estrutura ferroviária da área interna de Capuaba, ligação estratégica entre os modais que data de 1932.

Os investimentos na estrutura ferroviária têm o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado  na Vports, com projeção de incremento de 2,5 milhões de toneladas, alcançando o patamar de mais de 10 milhões de toneladas em 2028.

Os estudos realizados levantaram as intervenções necessárias para acomodar a nova matriz futura de carga. A partir de agora, começam as obras de adequações e retrofit nosramais, com previsão de conclusão em agosto deste ano.

No primeiro momento, a nova estrutura ferroviária – que estará ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atendendo a regiões em Minas Gerais e Goiás – será utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, com maior capacidade, eficiência e agilidade.

A fase 2 do projeto contemplará outros granéis sólidos e há ainda um estudo para que seja possível realizar captura de combustíveis sólidos até 2029.

“O projeto foi elaborado em conjunto com o operador ferroviário. Em dezembro, finalizamos todo o detalhamento de engenharia e projeto executivo. Agora, iniciamos as obras de reforma, um importante passo dentro do objetivo de aumentar a capacidade e viabilizar a diversificação de cargas”, afirma o diretor de infraestrutura e operações, Alsimar Damasceno.

Além da revitalização da ferrovia, há outras obras iniciadas como a reforma dos berços 206 e 905, com instalação de novos cabeços de amarração e defensas no berço 905, a reforma dos 02 silos graneleiros de Capuaba (Terminal de Grãos de Capuaba), além da implementação de melhorias na infraestrutura e superestrutura, tais como novo eletrocentro e automação, reforma das salas de operação, moegas, pavimentação e drenagem.

No total, o investimento previsto para as obras realizadas até o final de 2024, nos dois primeiros anos de concessão, é de R$ 150 milhões e o montante total a ser investido ao longo da concessão é de R$ 1 bilhão.